segunda-feira, junho 06, 2011

Exposição Orquídeas - Jóias da Natureza em cartaz no IFRN-Cidade Alta

O fotógrafo e orquidófilo Edison Antônio de Mattos, expõe, até o próximo dia 26 deste mês, imagens de orquídeas na Galeria de Arte do IFRN-Cidade Alta (Liceu das Artes). A exposição "Orquídeas - Jóias da Natureza" faz alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e o horário de visita é das 9h às 21h.

De acordo com Mattos, o Rio Grande do Norte tem pouca variedade de orquídeas, "no entanto o meio ambiente presenteou esta terra com uma das mais belas e robustas orquídeas bifoliadas: a Cattleya granulosa, também encontrada em Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Paraíba, só que com menos freqüência", aponta o orquidófilo. A espécie aparece com maior frequencia numa faixa de 20 km a partir do litoral, principalmente entre o município de Canguaretama até Touros.

"De certa forma, pode-se dizer que a existência de grandes concentrações de Cattleya granulosa no RN é influenciada pelos ventos carregados de sais (maresia) trazidos pelo Atlântico. Seu habitat é restrito à região de dunas", informa Edison (www.orquidarioedsmattos.com.br).

O IFRN-Cidade Alta fica na avenida Rio Branco,743.
Fonte: IFRN

Nenhum comentário: