terça-feira, junho 07, 2011

Ministra da Pesca anuncia novos investimentos na carcinicultura no RN


Os novos rumos da carcinicultura no Brasil e no Rio Grande do Norte foram discutidos na abertura da Feira Internacional do Camarão (Fenacam), na noite desta segunda-feira (6) em Natal com participação da ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, empresários, pesquisadores e a classe política do Estado. 

Para o Rio Grande do Norte a realidade pode ser bem melhor do que o esperado até o final do ano passado, com projetos voltados para o desenvolvimento da maricultura em território potiguar. “Estamos concluidno um plano local de desenvolvimento da maricultura porque identificamos no Rio Grande do Norte um potencial de criação de ostras, mexilhões, além do tradicional cultivo do camarão”, argumenta Ideli. 

Otimista com a posição do Rio Grande do Norte em relação ao Brasil, a ministra da Pesca anunciou que o Estado pode ser um dos sete estados do Brasil a receber já no próximo ano um Parque Aquícola, o mesmo que está sendo implantado em Santa Catarina e que irá beneficiar mais de duas mil famílias.

A ideia do governo federal é estender o apoio aos projetos do litoral aos municípios do interior, a exemplo do que vendo sendo feito com o cultivo da tilápia nos reservatórios do Rio Grande do Norte.
Na manhã de hoje, a ministra fez um sobrevôo as áreas de cultivo de camarão de médio e grande porte e prometeu a governadora Rosalba Ciarlini mais investimentos no setor no Estado.

Outro ponto destacado pela ministra foram os investimentos em tecnologia aplicados no Rio Grande do Norte, que é conhecido internacionalmente como celeiro da carcinicultura, elogiou concedido também ao Governo do Estado pelo apoio ao incremento do mercado interno, quando os preços do cambio prejudicam os números do setor. 

A ministra continua em Natal acompanhando as atividades da Fenacam e na terça-feira apresenta os dados do governo federal e as palavras de incentivo ao setor na palestra “Políticas Nacionais para o Desenvolvimento da Aquicultura no Brasil”, que faz parte da programação do evento.

Nenhum comentário: