domingo, junho 12, 2011

Obras ampliarão oferta de água, comunidades atendidas pela Adutora Monsenhor Expedito serão beneficiadas



Oito poços que vêm sendo perfurados pela Semarh, próximos ao riacho de Boacica, a 23 km de distância do ponto de captação na lagoa do Bonfim, servirão para dar mais segurança ao abastecimento das comunidades atendidas pela adutora Monsenhor Expedito e reduzir o comprometimento da lagoa. Hoje a água distribuída pelo sistema vem exclusivamente do Bonfim.

A expectativa, com a ampliação permitida pelos poços, é que o sistema beneficie 270 mil potiguares em 2026, nos municípios de Barcelona, Boa Saúde, Bom Jesus, Ielmo Marinho, Lagoa D’anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes Pintada, Monte Alegre, Passa e Fica, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, São José de Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Eloy de Sousa, Serra Caiada, Serrinha, Sítio Novo e Tangará.
A vazão atual da adutora é de 1.500 m3 por hora e os novos poços poderão produzir aproximadamente 900 m3/h. “Temos o compromisso de não retirar água da lagoa do Bonfim quando o manancial atinge cota inferior a 39 (metros acima de um referencial estabelecido pelo IBGE). Isso ainda não aconteceu, mas por uma questão de segurança e garantia hídrica é fundamental termos a alternativa dos poços”, explica Josildo Lourenço. 

O gerente de Projetos acrescenta ainda que a nova captação também proporcionará a possibilidade de aumento da vazão da adutora. “Poderemos no futuro redimensionar as bombas, fazer uma adutora paralela, pois não há como aumentar o diâmetro da existente, e ampliar a capacidade de transporte do sistema”, explica. Tudo isso será avaliado nos estudos que serão feitos a partir dos projetos que vêm sendo elaborados pela Caern.  Ao longo da Monsenhor Expedito, até mesmo pela presença da adutora, o êxodo diminuiu e as comunidades apresentaram crescimento populacional. Projetada para atender um cenário até 2018, a adutora já está demandando sua capacidade completa. “Ela foi pensada para 30 comunidades e hoje temos 220 sendo atendidas”, explica o engenheiro Wesley Catão, chefe da Unidade de Acompanhamento de Projetos. 


Nenhum comentário: