quarta-feira, julho 27, 2011

Copa 2014 gera mais de 350 oportunidades de negócios no RN


A realização da Copa do Mundo de 2014 permitirá que sete setores da economia expandam seus negócios no Rio Grande do Norte, gerando, somente em Natal, 356 oportunidades nos seguintes segmentos: Comércio Varejista e Serviços; Turismo; Produção Associada ao Turismo; Construção Civil; Agronegócios; Têxtil e Vestuário e Tecnologia da Informação.
Os números foram apresentados ontem, 25, na capital potiguar, e fazem parte de um estudo encomendado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) à Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o objetivo de identificar as possíveis oportunidades de negócios gerados com a Copa do Mundo. "Uma das principais intenções do Programa Sebrae 2014 é fazer com que essas empresas se tornem mais competitivas, antes, durante e depois do Mundial. É preciso que elas possam sobreviver no mercado. Nós temos que ganhar a Copa dentro e fora do campo", explicou o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto.
O estudo mostra que o segmento que mais será beneficiado com as chances de negócios que surgirão a partir do fato de Natal ser uma das cidades-sede do Mundial de 2014 é do comércio varejista e serviços, com 81 possibilidades de investimentos. "Nesse segmento, um grande diferencial será a qualidade do atendimento, que terá que ser diferenciado, tornando assim a empresa mais competitiva", destacou o diretor-superintendente do Sebrae/RN, José Ferreira de Melo Neto.
O turismo é o segundo setor com maior capacidade de gerar negócios, com 54 possibilidades identificadas, em áreas como agenciamento de viagens, alojamento e também atividades de entretenimento e eventos. "Queremos potencializar o turismo de aventura na cidade e investir em iniciativas como o programa de qualidade em serviços turísticos", afirmou José Ferreira.
Na produção associada ao turismo, o ramo do artesanato apresenta 54 possibilidades de investimentos, sobretudo no ramo do artesanato. É preciso aproximar o artesão do Estado e o mercado. "Não se pode esquecer também, a produção cultural, fator importante na geração dos negócios", frisou o diretor-superintendente do Sebrae/RN, destacando ainda o segmento têxtil e confecções. "Esse setor será responsável, principalmente, pela produção de bonés durante o Mundial. Serão 80 empresas formais, que produzirão 2.500 bonés por mês, gerando aproximadamente 2.400 empregos diretos".
A construção civil também está entre os segmentos apontados com um bom potencial para a criação de negócios, com 49 possibilidades nas áreas administrativas, canteiros de obra, e atividades que vão desde o fornecimento de mão de obra e insumos, até o serviço de fiscalização e gerenciamento. "Com o objetivo de fortalecer esse setor, serão assinados convênios, inclusive com a empresa responsável pela construção da Arena das Dunas, e a EIT", disse Luiz Barreto, diretor-presidente do Sebrae, acrescentando ainda: "Não será somente Natal que será beneficiada com a Copa, outros territórios também serão trabalhados, é preciso haver uma simbiose com outras cidades, outros pólos que podem ser potencializados, já que hoje, existem no Estado mais de 60 mil micro e pequenas empresas, além de 19 mil empreendedores individuais", finaliza.

Nenhum comentário: