quarta-feira, agosto 10, 2011

IFRN, Petrobras e SEEC lançam o Petrotec para o Ensino Médio



Promover, através da informação, as profissões ligadas à indústria do petróleo e gás, para atrair Petrotec os jovens a este mercado em expansão no Brasil. Este é o objetivo do Petrotec, um programa financiado Finep - Financiadora de Estudos e Projetos - lançado sexta-feira (5) à tarde no auditório da Petrobrás. O programa será desenvolvido pelo IFRN, pela Funcern, Petrobras e Secretaria Estadual de Educação.

O Petrotec pretende atingir cerca de 20 mil estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas do Estado. Dentre as atividades que serão executadas estão a realização de feiras de ciências, palestras, produção de vídeos, editoração de livros paradidáticos e cartilhas, palestras, além da montagem do Kit Petróleo & Gás para doação às escolas.

A gestão do Petrotec ficará com a Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern). A instituição é quem vai aplicar os recursos da ordem de R$ 1 milhão durante os dois anos de duração do programa; a Petrobras também vai investir esta mesma quantia na forma de cooperação técnica, cedendo seus profissionais e apoiando os eventos.
O IFRN participará não só executando o programa para seus próprios alunos como também levando 12 de seus professores para darem palestras nas demais escolas, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e sob a coordenação do professor Mário Tavares, do Campus Natal-Central do IFRN.

De acordo com o gerente geral de Exploração e Produção da Petrobras no Rio Grande do Norte e Ceará, Joelson Mendes, "a partir do momento em que os jovens recebam informações completas sobre a indústria do petróleo e sobre os profissionais que nela trabalham, acreditamos que muitos deles vão se interessar em fazer parte dela no futuro. E é isso que a Petrobras pretende com esse programa".

"Esta é mais uma parceria importante do Instituto com a Petrobras, porque todos sabemos da necessidade que o Brasil tem hoje de mão-de-obra qualificada nessa área tão importante da nossa economia. E precisamos mostrar para esses meninos e meninas como esse mercado é promissor", disse o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha.

Segundo o reitor, já a partir da segunda-feira a equipe responsável pela execução do projeto vai começar os trabalhos para que as atividades iniciem o mais rapidamente possível.


Com informações do IFRN

Nenhum comentário: