sábado, agosto 06, 2011

Santa Cruz: Caem casos de dengue no município

A Vigilância em Saúde de Santa Cruz divulgou mais um boletim da dengue no município. Restando pouco para acabar o terceiro ciclo de controle, os resultados são mais animadores.
Faltando uma semana para o final do ciclo de visitas dos Agentes de Endemias as residências santa-cruzenses, o índice de infestação diminuiu consideravelmente. Atualmente, o índice está em 4,4%, uma diminuição significativa, já que o índice estava em quase 10% no final do segundo ciclo.
Mesmo com a queda, o índice ainda está bem acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de até 1% para controle, por isso a população não deve se descuidar para que o índice não volte a crescer.
Com relação ao número de notificações, Santa Cruz conta hoje com 975 casos notificados, dados que também vem diminuindo nas últimas semanas, mas que ainda continua a preocupar. Já o número de casos confirmados subiu em ritmo desacelerado. Foram confirmados desde o início do ano 80 casos de dengue em Santa Cruz.
Segundo o subcoordenador de Endemias, Zoonose e Ambiente, Pedro Florênço a situação tem melhorado nas últimas semanas, mas a população não pode descuidar. “Ainda temos um alto índice de infestação e muitos casos suspeitos, por isso que a população deve continuar parceira neste trabalho para que os números sejam zerados em Santa Cruz”, avaliou.
Com relação ao dengue sorotipo 4, não foram registrados mais casos em Santa Cruz além dos nove registrados ainda no primeiro semestre no centro da cidade, o que mostra, segundo a Vigilância em Saúde, o bom trabalho que foi desenvolvido, evitando uma epidemia.
Apesar do trabalho a contribuição da população é decisiva no combate a dengue, evitando principalmente o acúmulo de qualquer quantidade de água parada onde o mosquito da dengue possa usá-lo como criadouro.
Fonte: Edipo Natan



Nenhum comentário: