sexta-feira, setembro 30, 2011

Empresa anuncia demissão em massa e garis podem entrar em greve na Capital


A empresa Marquise, responsável pela coleta de lixo em Natal anunciou a demissão de mais 100 funcionários nesta sexta-feira (30). De acordo com Fernando Lucena, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Asseio, Conservação e Limpeza Urbana do RN (Sindlimp/RN), a demissão em massa aconteceu em função do atraso de dez meses no envio dos repasses pela Urbana para o pagamento dos salários dos trabalhadores. Na próxima terça-feira (4) a categoria deve se reunir em assembleia para anunciar um indicativo de greve até que a situação seja resolvida.

Segundo Lucena, há 45 dias a empresa já havia demitido 50 funcionários, pois devolveu à Urbana os serviços de poda. Agora, com os constantes atrasos, a empresa quer repassar os contratos de limpeza das praias e de varrição. Para o presidente do sindicato, a decisão da empresa fere os direitos dos trabalhadores, que são os principais prejudicados.

Na assembleia da próxima terça, o sindicato vai cobrar da Urbana uma solução para o impasse, além de pedir a mediação do Ministério Público. “Em uma cidade em que a limpeza pública não chega a 10% do orçamento e que há um déficit de mais de 100 garis, não pode aceitar uma situação dessas”, disse.

Além da Marquise, a líder também anunciou situação parecida. Juntas as duas empresas são responsáveis pela limpeza das Zonas Sul, Leste e Oeste.

De acordo com a assessoria de comunicação da Urbana, a diretoria está ciente dos atrasos que está trabalhando para que as demissões não ocorram.

DN Online

Nenhum comentário: