sexta-feira, setembro 09, 2011

Hospital Walfredo Gurgel terá mais 14 leitos de terapia intensiva


As recentes contratações da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) já têm destino certo para ocupação. Os novos contratos vão suprir a demanda que surgirá no Hospital Walfredo Gurgel (HWG) com a abertura de 14 novos leitos na Unidade de Terapia Intensiva.


A ampliação havia sido adiantada pelo Nominuto já no fim do mês de julho, quando, em entrevista ao portal, o secretário de saúde Domício Arruda descreveu as intenções de trabalho para este segundo semestre de 2011.

Só com os novos contratos confirmados, a Sesap anunciou oficialmente a ampliação da UTI do Walfredo. Os novos leitos a serem abertos será divididos da seguinte forma: 10 leitos deverão ser usados para tratamento em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e mais 4 para semi intensivo, atendendo a critérios que estabelecem a quantidade de médicos e de enfermeiros. 

A abertura dos 14 novos leitos de unidade intensiva foi recebida com entusiasmo pela atual gestão do hospital. “Esses leitos vão trazer mais conforto para os pacientes e melhorar a assistência no hospital”, afirmou o diretor geral do hospital, Mozar Dias.

De acordo com o que normatiza a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada hospital de urgência deve, dentro de seu quadro total de leitos, ofertar de 6% a 8% para Tratamento Intensivo. Já segundo o Ministério da Saúde (MS),esse percentual deve ser de 10%. Atualmente, o Hospital Walfredo Gurgel ultrapassa ambas as recomendações, dos 250 leitos que possui, 31 são de UTI, chegando a 12,4%.

Nenhum comentário: