sexta-feira, setembro 16, 2011

RN realiza primeiro transplante de valva cardíaca em criança

A equipe de cirurgia cardíaca pediátrica do Instituto do Coração de Natal (Incor), em parceria com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do RN (CNCDO/RN) e o Banco de Valvas Cardíacas Humanas do Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (BVCHSC) realizou, nesta semana, o primeiro transplante de valva cardíaca em criança no Rio Grande do Norte. O Incor é um dos hospitais habilitados a realizar o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

O transplante foi possível por meio da doação através do BVCHSC, que fornece hemoenxertos valvares a serviços de cirurgia cardíaca de todo o País. Nos caso de doação de múltiplos órgãos, em que o coração do doador não esteja em perfeitas condições de ser transplantado, há possibilidade da retirada e armazenamento da valva cardíaca em um banco.

A criança, de 12 anos de idade e do sexo masculino, é residente no município de Baía Formosa, litoral do Estado. O paciente sofria de estenose da valva aórtica severa e apresentava sintomas como desmaios, dor no peito e falta de ar. "A criança ficou hospitalizada por oito dias e agora se recupera em casa e passa bem", explica o médico Madson Vidal, um dos chefes da equipe de cirurgia cardíaca pediátrica do Rio Grande do Norte.

Segundo o coordenador da Central de Transplantes do RN, Rodrigo Furtado, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do RN (CNCDO/RN) comemora a realização do transplante de valva cardíaca. "Esperamos retomar em breve a realização dos transplantes cardíacos no Estado, pois atualmente estão sendo realizadas apenas captações", disse.



Nenhum comentário: