segunda-feira, setembro 12, 2011

Seel amplia debate e incentiva investimentos dos municípios no esporte


Investir e participar ativamente das discussões sobre as diretrizes do esporte no Rio Grande do Norte. Estas são posturas que a Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL) vem encorajando junto aos gestores do esporte nos municípios potiguares. O Fórum dos Secretários e Gestores do Esporte no Rio Grande do Norte, instalado no dia 8 de agosto, vai para a terceira reunião ordinária no dia 14 de outubro, na cidade de Assu. A expectativa é que na próxima reunião, aproximadamente 100 municípios estejam representados no fórum, que tem como principal meta a formalização de uma política de estado para o esporte potiguar.

Saltando dos 65 para 83 municípios como membros do fórum, a reunião de Jucurutu serviu para que os secretários municipais indicassem a direção provisória do grupo. De acordo com o estatuto do grupo, que está finalizado e será registrado em cartório brevemente, a direção do fórum ficará com o gestor que ocupa o cargo de secretário estadual de esporte, enquanto oito vice-presidentes regionais serão indicados pelos próprios gestores municipais.

As direções regionais são Alto Oeste (25 cidades), Oeste (26 cidades), Seridó (24), Vale (20 cidades), Mato Grande (22 cidades), Trairi (23 cidades), Agreste (25 cidades e Metropolitana (Natal e 36 centros comunitários). "Conseguimos uma excelente participação dos municípios e todos estão imbuídos para traçarmos as diretrizes do esporte no estado, mantendo a constante discussão e contribuindo para a troca de experiência entre as cidades. Será importante para que todos saibam o que está ocorrendo nos demais municípios", explicou o secretário estadual de esporte, Joacy Bastos.
De acordo com o titular da SEEL, a participação no fórum será condição para que os municípios possam participar dos Jogos Abertos do estado, Jogos do Idoso, Paradesportivos e das Olimpíadas Escolares. Além disso, Joacy Bastos também confirmou que os gestores do interior se comprometeram a buscar junto aos prefeitos a destinação de recursos para os esportes. "Temos que estimular os municípios para que tenham orçamentos próprios para o esporte. Com certeza, esses municípios serão priorizados", disse o secretário.

O Fórum dos Secretários e Gestores de Esporte do Rio Grande do Norte terá quatro reuniões anuais, sempre promovendo o rodízio entre as regiões. Depois da primeira reunião em Natal e da segunda em Jucurutu, que foi considerada um sucesso, o município de Assu solicitou e sediará o terceiro encontro, no dia 14 de outubro, onde serão eleitos os vice-presidentes permanentes do grupo. Para Joacy Bastos, a participação dos prefeitos nas reuniões demonstra que as cidades estão entendendo a importância de investir nos esportes. "Quem foi a Jucurutu viu que o prefeito Júnior Queiroz está disposto a apoiar o crescimento do esporte no estado, e é essa postura que acredito ser a ideal para os gestores. Não esperar apenas por investimentos do estado. É uma satisfação ver que todos estão dispostos a discutir o rumo do esporte e trabalhar para que tenhamos cada vez mais investimentos para o desenvolvimento do esporte potiguar", finalizou Joacy Bastos.

Nenhum comentário: