quinta-feira, outubro 06, 2011

Areia Branca: Promotor exige providências para doente mental que vive trancado


Ao tomar conhecimento da gravidade do caso que envolve o doente mental José Antônio do Nascimento, 45 anos, que vive em regime de cárcere privado no povoado de Ponta do Mel, o Ministério Público de Areia Branca anunciou várias medidas para solucionar o problema. Os detalhes sobre a situação da vítima foram notificados à Promotoria de Justiça pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) após ficar sabendo do problema através de reportagem do jornal GAZETA DO OESTE.

A matéria expondo a situação de cárcere privado a que vem sendo submetido José Antônio, que tem como rotina ficar preso em um quarto com grades de ferro, corrente e cadeado foi divulgada na edição do dia 25 de setembro passado, sendo posteriormente também noticiada em outros meios de comunicação via internet, TV e jornal impresso.

Na manhã de ontem, 4, o promotor de Justiça substituto da comarca de Areia Branca, Leonardo Cartaxo Trigueiro, retomou suas atividades na Promotoria de Justiça, após um período afastado. Em contado com a GAZETA, comunicou várias providências que serão adotadas referentes ao caso. Leonardo Cartaxo adiantou que recebeu um relatório detalhado enviado pelo Cras do município, com data de 30 de setembro, detalhando toda a situação em que vive o doente mental e disse ter ficado surpreso com alguns detalhes expressos no documento.

Cartaxo disse que a Promotoria de Justiça do município vem acompanhando esse caso desde 2009, porém, em nenhum dos relatórios existentes na promotoria consta a notificação de cárcere privado.

Tínhamos conhecimento do caso de um doente mental que necessitava de melhores condições de atendimento, como internamento em uma entidade para doentes mentais, entre outras necessidades, mas jamais ficamos sabendo que este doente era mantido em um quarto com grade de ferro, corrente e cadeado, somente agora tomei conhecimento disso”, explicou.

Nenhum comentário: