segunda-feira, outubro 10, 2011

Bahia: Após apelo em rádio, ladrão devolve pertences de vítima


Seu Manoel vivia se gabando com os amigos: 40 anos dirigindo caminhão e nunca havia sido roubado na estrada. Não imaginava que um dia perderia o sossego dentro de sua própria casa na roça. Onde muita gente dormia de janela aberta, ele viu sumir, de repente, quase tudo o que tinha em casa. 

"Só não levaram os móveis porque é ruim de carregar", conta o motorista aposentado Manoel Damasceno. As jóias que estavam no armário, o rádio, a televisão e até o DVD que tinha dado de presente aos filhos: "O DVD eu ainda estava devendo prestações, ainda estava pagando”, conta Manoel. 

Seu Manoel ainda teve o trabalho de tapar o buraco que o ladrão abriu na parede para entrar na casa. Em vez de ir à delegacia, registrar a queixa e pedir a ajuda da polícia, seu Manoel procurou um amigo radialista que faz um programa de notícias em uma rádio. Conversaram e os dois resolveram fazer um apelo para comover o ladrão. 

O programa estava no ar e seu Manoel, muito abatido. A pedido do Fantástico, o radialista reproduziu o apelo que fez: "Eu sei que você tem sentimento. Eu sei que você é um ladrão, mas tem um coração bom. Você tem família, tem mãe, tem pai. O homem aqui está desesperado, o homem perdeu tudo, está pagando prestação. Ladrão, pelo amor de Deus, devolva os objetos do seu Manoel Damasceno", pediu o amigo radialista. 

Os moradores de Serrinha, no sertão baiano, ficaram surpresos: "Todo mundo que ouviu se emocionou e ficou torcendo para que o ladrão devolvesse tudo", conta o relojoeiro João de Jesus. 

A dúvida era saber se o assaltante também estava ouvindo o rádio. Na noite seguinte, o ladrão voltou à casa do seu Manoel e, mais uma vez, fez tudo sem ser visto. Esteve no mesmo local. Não entrou, nem roubou, mas deixou a prova do seu arrependimento: TV, DVD, jóias, tudo de volta. Seu Manoel custou a acreditar. 

Até o velho radinho de estimação reapareceu: "O radinho ia fazer muita falta, é para ouvir minhas músicas de manhã. Quase choro de alegria”, conta seu Manoel. 

Nenhum comentário: