segunda-feira, outubro 10, 2011

Fátima defende maior divulgação do escotismo


Um requerimento da deputada federal Fátima Bezerra (PT) aprovado na semana passada pela Comissão de Educação e Cultura prevê a realização de uma audiência pública para formular estratégias que divulguem os princípios cívico-pedagógicos do escotismo no Brasil. “No Rio Grande do Norte há quatro anos temos uma experiência exitosa, que é o escotismo nas escolas, e seria bom ver esse projeto se espalhar”, argumentou Fátima Bezerra. 

Nas escolas públicas potiguares onde os escoteiros estão presentes a violência e depredação física dos prédios são menor e o desempenho dos alunos é melhor.

E é nesse nicho pedagógico que entra o Movimento Escoteiro, pois na mais comum das atividades escoteiras, que são os jogos, o autocontrole é exigido”, explica Fátima Bezerra no requerimento. “Tanto nos jogos e no dia a dia, os jovens lidam todos os dias com sucessos e frustrações, aprendendo a reconhecer suas melhores qualidades e limitações, de modo a buscar sempre o aperfeiçoamento”, conclui a parlamentar.

O escotismo foi criado em 1907 pelo lorde inglês Baden-Powell e está no Brasil desde 1924. O movimento tem como proposta o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, a cortesia, a prática do trabalho em equipe e a vida ao ar livre. Também valoriza o autocontrole.

Nenhum comentário: