domingo, outubro 16, 2011

Porto do Mangue: Vereadores geram surpresa ao renunciar a cargos na mesa diretora


A semana foi marcada por um fato político surpreendente verificado na instância do Poder Legislativo de Porto do Mangue, município litorâneo do Vale do Açu, em consequência da decisão dos 1º e 2º secretários da mesa diretora do parlamento que decidiram abdicar de tais atribuições constitucionais. O pedido de renúncia havia sido protocolado na Secretaria-Geral da Casa na quarta-feira da última semana, dia 5, pelos vereadores Carlos Augusto Florêncio Maia e Manoel Batista de Melo, que recentemente trocaram o PSB pelo PR.

Explicações
"O motivo da renúncia é em virtude de o Regimento Interno do partido pelo qual fui eleito, o PSB, ele rege que, quando houver a mudança de partido, (o vereador) também perderá a vaga que ocupa na mesa diretora", explicou. Apesar de ciente da intenção do bloco governista de absorver os espaços vazios, o vereador Carlos Augusto Maia considerou possível a hipótese de se colocar novamente como postulante ao posto de 1º secretário. "O Regimento Interno da Câmara não proíbe que eu possa concorrer novamente, desta feita por outra sigla", observou. Porém, declarou que tudo dependerá das articulações que se verificarão internamente no seio do Poder Legislativo.
De acordo com informação do líder do governo na Câmara, vereador Carlos Antônio Alves da Silva, "Carlinhos do Rosado" (PMDB), a expectativa é que na sessão ordinária prevista para o dia 19 de outubro corrente a presidência do Legislativo promova uma eleição suplementar objetivando o preenchimento dos dois postos diretivos ora vagos. Segundo o parlamentar-mirim do PMDB, é o que estabelece o Regimento Interno em situações desta natureza. O sistema político liderado pelo prefeito Francisco Gomes Batista, "Titico" (PMDB), deverá indicar os nomes.

"Carlinhos do Rosado" disse que o grupo governista já esteve reunido para tratar da questão. Ele frisou que a realização do processo suplementar está previsto no artigo 31 do Regimento Interno. Como na última quarta-feira, dia 12, observou-se o feriado nacional em homenagem à padroeira dos católicos do país, Nossa Senhora Aparecida, não houve sessão plenária naquela oportunidade. Por este motivo o citado pleito excepcional deverá verificar-se na semana vindoura. A vereadora Maria Cícera de Almeida Maia (PMDB) é a indicação governista para a 1ª secretaria.

Por sua vez para o posto de 2º secretário a designação da base governista é o vereador Aclécio Felipe Santana (PSB). O líder do governo reafirmou que as duas indicações foram referendadas pelo chefe do Executivo e os demais membros da bancada situacionista que detém maioria matemática na Câmara Municipal. Ex-titular do posto de 1º secretário, o vereador Carlos Augusto Maia justificou a decisão dele e do colega Manoel Batista de renunciarem aos cargos pelo fato de ambos terem decidido desfiliarem-se do PSB e ingressarem no PR. 


Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: