terça-feira, outubro 18, 2011

Santa Cruz: Senai capacitará pescadores que vão trabalhar em barcos japoneses


São cada vez maiores os investimentos na pesca em alto-mar, setor de alta rentabilidade. Para encarar essa nova realidade, principalmente os jovens estão buscando a formação de mão de obra especializada para trabalhar nessa modalidade, que visa à captura de espécies de grande valor comercial, como o atum.

O pontapé inicial para alcançar esse objetivo está sendo dado no interior do Rio Grande do Norte, mais precisamente na cidade de Santa Cruz, onde houve a aula inaugural do Curso de Pesca em Alto-Mar no Centro de Treinamento de Pesca Oceânica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na referida cidade.

O curso foi aberto pelo diretor operacional do Senai/RN, Josenilson Dantas, que disse na oportunidade que essa é uma experiência inédita no órgão.

"Estamos fazendo algo inédito na América Latina, realizando esse treinamento em pesca oceânica", disse.
A primeira turma, com 20 jovens entre 18 e 26 anos selecionados em um total de 112 inscritos, será qualificada por especialistas japoneses.

Josenilson Dantas explicou que a localização em Santa Cruz se dá pela necessidade de confinamento dos treinandos, que precisam estar aptos a passar cerca de noventa dias em alto-mar. "Eles ficarão confinados aqui no Centro todo o período do curso, que é de sete semanas. Aqui aprenderão a profissão e descobrirão suas vocações para o trabalho", afirmou.
   

Capacitação técnica beneficiará 400 pessoas
O curso vai capacitar pescadores que vão trabalhar em barcos japoneses na costa brasileira. A expectativa é de formar pelo menos 400 trabalhadores nos próximos dois anos. Para o presidente da empresa Atlântico Tuna, parceira do Projeto Atum Brasil/Japão a aula inaugural é o começo de um longo caminho. "A responsabilidade de vocês é muito grande nessa iniciativa. Esse é um projeto que envolve interesses estratégicos de dois países, o Brasil e o Japão", disse Calzavara.

O centro de referência para a pesca de atum, em Santa Cruz, tem um simulador de operação de barcos de ponta cedido pelo governo do japonês. A primeira aula aconteceu no auditório e no espaço aberto do centro e contou com recursos audiovisuais, instruções com material que será utilizado nas embarcações e explicações do regulamento do curso pela equipe nipônica.

Para viabilizar a comunicação entre instrutores e alunos durante a aula, que contou também com a participação do prefeito de Santa Cruz, José Péricles, o intérprete Kunio Nakayama traduziu simultaneamente os ensinamentos de Chosho Shinjyo e Kenji Konishi, especialistas da Cooperativa de Pesca Oceânica Japan Tuna, também parceira no Projeto Atum Brasil/Japão.

Fonte O Mossoroense

Nenhum comentário: