sábado, novembro 19, 2011

Câncer de próstata é a segunda causa de óbitos por câncer em homens


No Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata uma constatação que precisa ser analisada: o diagnóstico tardio, ligado principalmente à resistência masculina quanto a realização do exame , diminui as chances de cura.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superado apenas pelo de pulmão. A principal recomendação continua sendo a prevenção e a promoção de ações educativas voltadas para a população principalmente masculina.

"O homem precisa entender que o exame do toque retal não tem influência com a sexualidade e que, na verdade, é uma garantia de vida. O exame tem que ser feito, é preciso acabar com o preconceito", disse o médico Cure de Medeiros.

Todo homem com mais de 40 anos deve fazer visitas de rotina ao urologista para examinar a próstata. Não há outro modo de prevenir e tratar o câncer da próstata,nos homens.

Somente em 2011, estima-se que 52 mil homens tiveram aparecimento da doença, sendo que em 2008, aproximadamente 12 mil vieram a óbito causado pela doença.

Assim como o câncer do seio entre as mulheres, a doença masculina pode ter conseqüências traumáticas se não for diagnosticada a tempo. A incidência da doença é de cerca de 8% nos homens com mais de 50 anos. Suas causas são desconhecidas, bem como os fatores ambientais que favorece seu surgimento.


Uma importante ação educativa está sendo promovida pela Liga de Mossoró em comemoração a data.

O objetivo é orientar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento da doença. "A análise precisa ser feita a partir dos 40 anos e, principalmente aos que tem casos de câncer de família. A próstata é um glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga à frente do reto", explica dr. Cure.

Tratamento
Constatada qualquer alteração. É feita uma biópsia do tecido da bexiga. A cirurgia cura 85% em que não há metástase (expansão para outros órgãos). A próstata e adjacências são extirpadas. Em 50% dos casos, é necessária a retirada de um nervo ligado ao pênis - o paciente fica impotente.

O câncer da próstata também pode ser adquirido por fatores genéticos. Homens com parentes de 1 grau que tiveram a doença têm duas ou três vezes mais chances de desenvolvê-la. A incidência aumenta proporcionalmente ao avanço da idade e muitos casos só são detectados na autópsia. Daí a importância de se agendar consultas periódicas com o especialista, no caso, o urologista.

Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário: