quinta-feira, novembro 17, 2011

FIQUE SABENDO: O que é a popular "água no joelho"


Depois de pancadas ou lesões, há o acúmulo de líquido no joelho. Mas o que é e por que se forma a popular "água no joelho"? O médico ortopedista Maurício Brum, especialista em traumatologia, explica que a "água" é, na verdade, o líquido sinovial, produzido pela membrana sinovial, que reveste internamente as articulações.

"Esse fluido tem a função de lubrificar e nutrir a articulação, além de conter células que eliminam fragmentos de tecidos machucados. Quando há algum trauma ou por consequência de alguma doença, esse líquido é produzido em grande quantidade e sua absorção também diminui, gerando o acúmulo popularmente conhecido como água no joelho. Esse problema indica que há algo errado dentro do joelho, como artrose, lesão meniscal, doenças reumáticas, entre outros", explica.

O tratamento envolve repouso e às vezes fisioterapia. Geralmente, o próprio organismo absorve o líquido sinovial. No entanto, se o acúmulo for excessivo, o que geralmente provoca dor, o paciente precisará passar pela "punção", procedimento no qual o médico retira com uma seringa o líquido do local. É importante assinalar que a água no joelho não é uma doença e sim um sinal de que há algo errado com a articulação do joelho. Quando o acúmulo do líquido sinovial diminui é que é feito o real diagnóstico da lesão.

Ainda segundo Dr. Maurício, os casos mais comuns são em atletas profissionais ou em quem costuma praticar atividade física regularmente. "Para evitar torções ou lesões e o consequente acúmulo desse líquido no joelho é muito importante alongar os músculos da perna antes das atividades físicas, manter o peso sob controle para não forçar muito o joelho e fazer musculação para deixar firmes os músculos que sustentam a articulação", indica Dr. Maurício.

Além de lesões e pancadas, doenças reumáticas, como as artroses, também podem resultar no problema da “água no joelho”, já que essas também interferem na membrana sinovial.

Nenhum comentário: