quinta-feira, novembro 10, 2011

Janduís: Gêmeos de 91 anos esbanjam saúde, vitalidade e bom humor


Alcançar vida longa, saudável e feliz é um dos desejos mais almejados pelos seres humanos, porém nem todos conseguem realizá-lo, e os que conseguem são exemplos a serem seguidos. Como é o caso dos gêmeos Francisco Gurgel dos Santos e Pedro Gurgel dos Santos, 91 anos, de muita vitalidade e disposição.

Os irmãos residem na cidade de Janduís-RN e detalham como é a rotina de ambos que têm muitas semelhanças, não só na aparência física, mas também referentes aos hábitos e filosofia de vida. O temperamento dos gêmeos apresenta poucas diferenças, exceto que um sempre se mostrou mais extrovertido que o outro. 

Francisco Gurgel, o mais extrovertido, esbanja alegria e chega a contagiar quem convive com ele. Costuma dizer que bom é aproveitar a vida da melhor maneira possível, sempre preservando a bondade e o bom humor. Para ele e o irmão, fazer o bem sempre atrai coisas boas. Essas semelhanças carregam desde a infância. "Dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede e nunca desprezar quem pede ajuda, e isso vale para as pessoas e animais", frisa Francisco Gurgel. 
ALIMENTAÇÃO - Um cuidado básico compartilhado pelos gêmeos. Para eles, comer de forma saudável alimentos naturais, de preferência orgânicos, é um dos segredos para chegar aos 91 anos com saúde. Uma particularidade revelada por Francisco Gurgel é que tanto ele, quanto o irmão Pedro Gurgel sempre incluíram na alimentação o caldo de cana de açúcar. 

Para manter esse hábito que vem acompanhando os irmãos há várias décadas, Francisco Gurgel cultiva cana de açúcar em um sítio de sua propriedade, denomina de Boa Vista. "Eu gosto muito do caldo de cana e acredito que este é o meu segredo para ter uma vida tão saudável", revela. Além de ressaltar que mantém uma alimentação variada e não tem doenças como: hipertensão e diabetes, comuns à terceira idade. Os hábitos alimentares e a aparência física não são as únicas semelhanças dos gêmeos Francisco e Pedro Gurgel. 

A atividade física através do trabalho, também faz parte da rotina dos irmãos, cada uma a sua maneira. Pedro Gurgel é comerciante e atua no ramo de sucatas, ou seja, peças de objetos antigos. "Eu tenho a maior sucata do mundo", costuma dizer. Em um comércio improvisado em cômodos de sua própria residência, Pedro Gurgel mantém seu negócio e preserva uma extensa lista de clientes que inclui moradores de outras cidades.

"Eu sempre gostei de guardar peças usadas e sei que elas têm sua importância para alguém. Às vezes chegam clientes aqui procurando por peças que não se fabricam mais e eu tenho para solucionar o problema, acho isso importante e não pretendo parar com meu comércio", explica. Já Francisco Gurgel adotou um estilo mais voltado para o homem do campo. 

Cuida sozinho da plantação de cana de açúcar e ainda cultiva macaxeira, jerimum, batata, feijão e milho. Sem contar que diariamente anda de bicicleta e vai do Sítio Boa Vista ao centro de Janduís onde reside, cerca de 5km em uma motocicleta. 

DIVERSÃO - Nesse ponto, os gêmeos têm gostos distintos. Francisco Gurgel gosta de dançar forró e quando jovem tinha a fama de namorador. "Eu sempre roubava as namoradas do meu irmão e muitas vezes me aproveitava da semelhança e me passava por ele para ficar com as namoradas dele", confessa. A artimanha de Francisco Gurgel é confirmada pelo irmão Pedro que vai mais além e conta um detalhe de quando eram bem jovens.

"Eu era noivo e estava no período da festa da padroeira da cidade e num determinado dia do festejo disse que ficaria em casa, mas, à noite decidi ir à praça e quando cheguei lá flagrei Gurgel abraçado com minha noiva", detalhou Pedro. Pedro ressalta ainda que as peripécias do irmão nunca foram suficientes para afastá-los ou motivo para desentendimentos e brigas. "Sempre preservamos a nossa união e sempre fomos muito ligados e vai ser assim até os últimos dias de nossas vidas", frisou. 

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: