quarta-feira, novembro 16, 2011

Paulo Wagner apresenta Projeto de Lei que dá direito a meia-entrada para doadores


O Deputado Paulo Wagner (PV-RN) apresentou Projeto de Lei nº 2560/2011, que institui a meia-entrada para doadores de sangue ou de medula óssea em estabelecimentos que promovam cultura, entretenimento e lazer. Neste projeto, fica assegurado o pagamento de 50% (cinquenta por cento) do valor realmente cobrado para o ingresso.


A meia-entrada corresponderá sempre à metade do valor do ingresso cobrado, ainda que sobre os preços incidam descontos ou atividades promocionais. O benefício não se aplicará aos ingressos relativos às áreas VIP's, camarotes e cadeiras especiais.

Com a presente proposição legislativa, pretendemos contribuir para o incremento das doações de sangue e de medula óssea nos hemocentros, espalhados em todo o território nacional, mediante a concessão do direito à meia-entrada aos doadores regulares nos estabelecimentos que promovam cultura, entretenimento e lazer. Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, apenas 1,9% da população brasileira é doadora de sangue. Por sua vez, nos últimos anos, houve um aumento de 30% no transplante de órgãos o que acarreta a necessidade de um maior estoque de sangue para os procedimentos de transfusão”, destaca Paulo Wagner.


A obrigatoriedade de venda dos ingressos com desconto, nos termos desta lei, fica limitada a 20% (vinte por cento) do volume total dos ingressos. O benefício da meia-entrada será concedido aos que comprovarem sua condição regular de doador de sangue ou de medula óssea, mediante apresentação no momento da aquisição do ingresso, e na portaria, quando adentrarem no local da realização do evento, de documento oficial emitido pela respectiva Secretaria de Saúde do estado ou do município e reconhecido pelo Ministério da Saúde. 

Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Nenhum comentário: