terça-feira, novembro 22, 2011

Santa Cruz tem o Primeiro Museu Rural do RN

O Museu Auta Pinheiro Bezerra foi inaugurado no dia 16 de novembro de 2009, na Fazenda Boa Hora, de propriedade de Severino Cavalcanti e Auta Pinheiro Bezerra (ambos já falecidos), município de Santa Cruz.

Este é o primeiro museu rural do Rio Grande do Norte, localizado em Santa Cruz, na região do Trairi, e tem um acervo formado por peças resgatadas na casa e nos armazéns da Fazenda Boa Hora.

A iniciativa da criação do museu é da filha do casal dono da Fazenda Boa Hora, a professora aposentada da UFRN Cleudia Bezerra Pacheco.

As pessoas interessadas em visitar o museu ou até contribuir na doação de peças que possam enriquecer o acervo podem entrar em contato pelo telefone: 9982 3518.

Objetivos
1. Mostrar ao público que a ação museológica caracteriza-se por uma capacidade de transformar o patrimônio coletivo em herança cultural;
2. Dar visibilidade à importância do Museu que pode ser usado como ferramenta didático-pegagógica em sala de aula, além do registro histórico e cultural da Região do Trairi;
3. Incentivar o desenvolvimento de atividades culturais e educativas vinculadas ao plano de ação do Museu, de acordo com as especialidades e diversidades dos municípios da região, tendo ainda a capacidade de aglutinar e articular atores sociais ligados à cultura e à educação;
4. Criar um Museu moderno com um novo conceito de museu, como patrimônio comunitário e um espaço de referência regional.

Dona Auta
Dona Auta Pinheiro Bezerra (13/01/1914 – 07/11/2004) nasceu em São Paulo do Potengi, foi casada com Severino Bezerra Cavalcanti (in memoriam) e viveu a maior parte de sua vida na Fazenda Boa Hora, em Santa Cruz.

Teve quatro filhos: José Pinheiro Bezerra, Manuel Pinheiro Bezerra, Francisco Pinheiro Bezerra (in memoriam) e Cleudia Bezerra Pacheco.

Dona Auta dedicou sua vida às atividades da Igreja e era devota de Santa Rita de Cássia. Realizou importantes campanhas em prol da paróquia e organizou grandes novenas no Dia do Agricultor, durante a Festa da Padroeira. Construiu uma igreja na Fazenda Boa Hora, tendo como padroeira Nossa Senhora do Rosário.

Em 2004, ela lançou o livro “O tempo como testemunha”, contando suas lembranças e histórias da vida em Santa Cruz.
O Museu é uma homenagem à Dona Auta, que viveu intensamente os vários períodos da história econômica, religiosa e social da Região do Trairi. Sempre foi muito ligada às atividades rurais e à preservação da memória
e tradições do município.

Fonte: museuautapinheirobezerra.wordpress.com/

Nenhum comentário: