quinta-feira, novembro 24, 2011

Sinal Fechado: Blog destaca informações divulgadas pela imprensa sobre a operação


Esquema de propina envolveu ex-governadores do RN e 35 milhões em fraudes
Após nove meses de investigações, o Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte (MPRN) iniciou na manhã desta quinta-feira (24), uma operação acerca do contrato da inspeção veicular ambiental no Rio Grande do Norte. Denominada Operação “Sinal Fechado”, a ação contou com apoio da Polícia Militar e tinha como objetivo cumprir 14 mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo de Direito da 6.ª Vara Criminal da Comarca de Natal/RN, que também determinou o sequestro de bens de diversos investigados.

A investigação descortinou uma organização criminosa que atuou no âmbito do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN), com ramificações em outros Estados da Federação, no período de 2008 a 2010. O objeto inicial da apuração foi o contrato da inspeção veicular ambiental no RN.

Descobriu-se que, de fato, a quadrilha fraudou desde o processo de elaboração da lei, em meados de 2009, até o processo licitatório, em 2010, chegando ao ponto de determinar o modelo de prestação do serviço — por meio de concessão —, o que permitiria a obtenção de elevados lucros com o contrato, em detrimento do erário e dos cidadãos potiguares. A fraude à licitação foi tamanha que a organização chegou a elaborar o próprio edital de licitação, direcionando-o para o Consórcio INSPAR, além de elaborar os seus anexos e as respostas às impugnações de empresas concorrentes a este edital, garantido, assim, a vitória do referido consórcio. Com a fraude referente a inspeção veicular, a quadrilha teria um faturamento bruto no montante de R$ 1.000.000.000,00 (um bilhão de reais), no prazo da concessão (vinte anos). mais informações...

Operação prende ex-deputado do RN 

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
O Ministério Público Estadual com apoio da Polícia Militar realizou no início da manhã desta quinta-feira(24), as prisões do suplente de senador João Faustino(ex-deputado federal) e outras pessoas com identidades a ainda não reveladas.

A informação foi confirmada pelo comandante Geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo, que disponibilizou 59 equipes no apoio a operação. "A Polícia Militar foi solicitada e colaboramos no trabalho, porém, não posso dar detalhes sobre o objetivo que será esclarecido pelo MP", disse.

O ex-deputado federal João Faustino, diz não ter a mínima idéia sobre o motivo de sua prisão na manhã desta quinta-feira (24), na operação denominada “Sinal Fechado”. “Acredito que tenha acontecido algum equivoco”, disse ao sair do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) acompanhado de policiais de onde seguiu para o quartel da Polícia Militar, onde se encontra detido. 


PM confirma prisão de mais quatro envolvidos
Da redação do Diário de Natal com informações do repórter Paulo Nascimento
O Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte confirmou na manhã desta quinta-feira (24), o nome de mais quatro envolvidos da Operação Sinal Fechado, realizado pelo Ministério Público, com apoio da Policia Militar do RN.

Entre os nomes confirmados estão o advogado e ex-procurador do Detran em 2010, Marcos Vinicíus; o advogado George Olímpio, um dos sócios da Inspar; O ex-dirigente do Detran, Carlos Theodorico e Empresário do ramo da construção cívil no estado, Gilmar de Carvalho Lopes. Além deles, a operação está averiguando o envolvimento do genro de ex-deputado João Faustino, o empresário Marcos Procopio. Todos os acusados se encontram detidos no Quartel Geral da Polícia Militar em Natal. 



Nenhum comentário: