terça-feira, novembro 29, 2011

Sitio Novo: Agricultores lucram com a produção de Mamona


Ontem pela manhã o município de Sitio Novo recebeu a visita de técnicos da Petrobras e da Coopagro (Cooperativa Serviços Técnicos do Agronegócio) parceiras do Programa Nacional de Produção e Uso do Bicombustível – PNBB no Rio Grande do Norte.

Os técnicos estiveram no município para realizar a primeira pesagem da produção de mamona colhida por agricultores do município que aderiram ao programa. Segundo Kelem Consultora da Petrobras no Rio Grande do Norte a venda da Mamona chega para o agricultor quando ele não tem mais outra produção a ser vendida.

Os agricultores que tiveram um plantio de no mínimo 2 hectares além de formalizarem um contrato valido por cinco anos com garantia de venda da produção de mamona para a própria companhia receberam também beneficio e estruturação de solo (analise, descompactação e aplicação de calcário).

Questionada sobre o objetivo da ação desenvolvida pela Petrobras a consultora disse. “Formalizamos contratos de cinco anos com o agricultor familiar, com o objetivo de adquirir a produção de mamona que é importante para que a companhia garanta o selo de combustível social que está inserido no PNBB”. Explicou

Quanto à avaliação da produção de mamona no município a consultora disse que a Petrobras resolveu apostar no potencial do município, mas que apenas no momento apenas 10% dos agricultores aderiam ao programa.

Ainda segundo representante da Petrobras a parceria da prefeitura foi muito bem atendida durante a implantação do programa. Kelem destacou que o município de Sitio Novo é um dos poucos que honraram o compromisso firmado.

Aqui no município de Sitio Novo a Prefeitura Municipal através da secretaria municipal de Agricultura que tem a frente o senhor Ramiro Silva atendeu todas as expectativas quanto ao corte de terra de 100% dos agricultores inseridos no programa e o que é melhor em tempo determinado por nós” destacou a consultora.  

Estiveram no município para acompanhar a pesagem da produção;
COOPAGRO:
Edgar Gomes - (Coordenador) 
Sanderley - (Técnico)
Adriano Fonte - (Técnico)

PETROBRAS:
Kelem - (Consultora)
Janio Amorim - (Técnico)

Nenhum comentário: