sexta-feira, dezembro 09, 2011

MPF propôs em 2011 pelo menos 641 ações contra prefeitos e ex-prefeitos de 17 estados

Hoje, 9 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional de Combate à Corrupção. E o Ministério Público Federal tem trabalhado para punir agentes públicos envolvidos em casos de corrupção e recuperar as verbas desviadas. Pelo menos 382 ações de improbidade administrativa e 259 denúncias contra prefeitos e ex-prefeitos de 17 estados foram propostas de janeiro a novembro de 2011 pelas unidades do MPF. Os principais casos são relativos a desvios de verbas públicas, não prestação de contas, corrupção, crime de responsabilidade, peculato e concussão.

Só contra o ex-prefeito de Goianinha Rudson Raimundo Honório Lisboa, conhecido como Disson, o MPF no Rio Grande do Norte ajuizou 11 ações penais e uma ação de improbidade. Todas são decorrentes de operação conjunta realizada pelo MPF/RN, Polícia Federal e Controladoria Geral da União, denominada Operação Aliança, que desarticulou esquema de desvio de verbas públicas federais na cidade. Além do ex-prefeito, as ações apontam a participação de empresários e agentes públicos ligados à prefeitura à época dos fatos. O total de ações contra prefeitos e ex-prefeitos ajuizadas pelo MPF/RN até novembro de 2011 foi de 76, sendo 39 de improbidade e 37 ações penais.


Manifesto: A 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal divulgou hoje, 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção, um manifesto em que defendem a revisão do atual modelo brasileiro de combate à corrupção. Leia a íntegra do manifesto.


mais informações...










Nenhum comentário: