quinta-feira, outubro 22, 2009

PRESIDENTE DO TSE RECLAMA DE “ANTECIPAÇÃO DA CAMPANHA”



Não são só alguns políticos que reclamam da antecipação da discussão e ações eleitorais. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Brito, também declarou que, em muitos casos, os administradores deixam de lado suas atribuições para trabalharem em favor dos seus pré-candidatos. De acordo com o ministro, o TSE está atento.

Após considerar improcedentes ações contra a ministra Dilma Roussef (PT) por suposta propaganda antecipada e uso da máquina pública em favor de seu nome na disputa eleitoral, Ayres Brito negou que TSE esteja aliviando nos julgamentos referentes ao Governo Federal. Para ele, o que há são petições inconsistentes.
“Esse julgamento desfavorável às representações não sinaliza, de nenhum modo, uma predisposição à leniência, à falta de rigor no exame. Evidencia inconsistência no preparo das peças de representação. Que os representantes se compenetrem da necessidade de trabalhar com edições mais consistentes", disse o ministro ao site do TSE.
No entendimento de Carlos Ayres Brito, a política brasileira tem a cultura de privilegiar quem está próximo ao Executivo e que a propaganda antecipada “perturba a rotina da máquina administrativa.
“Os administradores deixam de tocar seu processo administrativo e se desviam para a campanha, favorecendo o pré-candidato. Quem está mais próximo do Executivo se beneficia”, disse o ministro, afirmando que o TSE está disposto a investigar qualquer suspeita de propaganda eleitoral antecipada.

Nenhum comentário: