terça-feira, novembro 03, 2009

Upanema

Para a população de Upanema, o fato da equipe técnica da Semarh ter dito que não havia risco só vale para o período não chuvoso. Os moradores temem que aconteça o mesmo que ocorreu no Piauí, em maio passado, quando a barragem de Algodões, a 250 km de Teresina, no município de Cocal, se rompeu inundando a cidade e atingindo tudo até 100 quilômetros em direção abaixo da represa.


Assim como em Umari, um engenheiro da empresa responsável pela barragem piauiense, inaugurada em 2001, também havia descartado o risco de rompimento, mas o pior aconteceu, deixando mortos e desabrigados, além de uma completa destruição das propriedades agrícolas.

A Barragem Umari está localizada sobre o rio do Carmo, na bacia do Apodi-Mossoró, distante 8 km da sede do município de Upanema. Concluída e inaugurada em março de 2002, e capaz de armazenar quase 293 milhões de metros cúbicos de água, a represa tem por finalidade promover o desenvolvimento da agricultura irrigada em uma área aproximada de três mil hectares, dando suporte à atividade agropecuária e à produção de pescado, beneficiando cerca de 25.492 habitantes.

Nenhum comentário: