quinta-feira, janeiro 14, 2010

Pau dos Ferros implanta o Núcleo de Apoio à Saúde

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde implantou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que foi regulamentado pela Portaria 154 do Ministério.


Este núcleo reunirá inúmeros profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, além de psicólogos e assistentes sociais. Estes profissionais atuarão em conjunto com as Equipes de Saúde da Família.

Com esta parceria, o município receberá, mensalmente, um repasse do Ministério para o funcionamento desta equipe. Entre os municípios do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros foi um dos cinco contemplados com o NASF Tipo I, que são para os municípios que possuem o mínimo de oito unidades do PSF.

Atualmente, a equipe encontra-se em Natal, onde passa por uma capacitação, para que possa iniciar a sua atuação em Pau dos Ferros. Assim, passa funcionar como um importante mecanismo de integração entre as unidades do PSF.

A equipe do NASF atuará na Unidade de Saúde do São Benedito, que receberá uma nova estrutura e, além disto, é o bairro mais populoso do município.

A implantação do NASF em Pau dos Ferros foi comemorada pelo prefeito Leonardo Rego, afinal, são inúmeros os benefícios para a população, que vai oferecer mais qualidade de vida aos moradores.

Por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, a população será beneficiada com a ampla divulgação das ações relacionadas à saúde em todo município, além do planejamento de ações que poderão integrar as unidades de saúde, humanizando o atendimento, oferecendo mais dignidade aos pacientes.

Para Leonardo, o planejamento elaborado pelo NASF e as unidades de saúde, poderão oferecer mais eficiência nos trabalhos na área da saúde. Serão elaboradas as prioridades em cada setor, determinando as ações e as melhores práticas a serem adotadas.

Nenhum comentário: