sábado, janeiro 02, 2010

Vantagem de 30% de Rosalba sobre Iberê em Natal

Consolidada como candidata favorita ao governo do Estado na Região Oeste, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) também começa a abrir vantagem contra o candidato da base governista, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), em Natal. Em pesquisa realizada pelo Instituto Perfil, entre os dias 18 e 21 de dezembro, a democrata aparece com a vantagem de 30% para o candidato do governo.


A senadora foi citada como candidata preferencial de 37,97% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), com 20,48% das intenções de voto.


Ainda em terceiro, o deputado estadual Robinson Faria (PMN) contou com a preferência de 8,09% dos eleitores entrevistados. O vice-governador Iberê Ferreira de Souza obteve 7,39% das intenções de voto. Em último lugar ficou o deputado federal João Maia (PR), que já desistiu de sua candidatura, com 5, 19%.

A pesquisa mostrou também que há um alto índice de indefinição sobre as eleições. Dos eleitores entrevistados, 14,09% disseram estar indecisos e não souberam responder. O total de eleitores que pretendem votar branco ou nulo somou 6,79%. A pesquisa ouviu 1001 eleitores do município de Natal. O Instituto Perfil não divulgou o nome de quem encomendou a pesquisa.

Ao responderem à pergunta “em quem você não votaria de jeito nenhum para o governo do Estado?”, os entrevistados apontaram o ex-prefeito de Natal como primeiro colocado. Ele foi citado por 24,37% dos eleitores. Em segundo ficou João Maia, com 20,48%.


Iberê foi rejeitado por 14,69% dos natalenses. Robinson teve 14,39% das citações. Rosalba foi a menos rejeitada, com apenas 6,19%. Do total, 16,18% não souberam responder. Os eleitores que rejeitam todos somam 3,70% dos entrevistados.

A senadora Rosalba Ciarlini aposta em seu bom desempenho em todas as regiões para consolidar sua candidatura e vencer a eleição. Já Iberê confia na liderança da governadora Wilma de Faria para reverter o quadro e ultrapassar a democrata na preferência do eleitorado. Em 2005, um ano antes da vitória da governadora, o candidato de oposição também liderava as pesquisas com grande vantagem. O pessebista espera que a história se repita em 2010. Iformações do Correio da Tarde

Nenhum comentário: