sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Governo do Estado capacita operadores de novos Cras

Com a chegada de 47 novos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em 35 municípios do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) vai promover entre os dias 22 e 24 de fevereiro, uma capacitação com os novos gestores, coordenadores e técnicos dos equipamentos. O encontro ocorrerá na Casa da Cidadania, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, das 08h às 17h. No dia 02 de março a cidade de Mossoró será sede do encontro.

Durante a capacitação, mais de 200 pessoas receberão as orientações sobre o funcionamento dos Cras e sobre a política implantada através do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). "O papel do Estado é assessorar esses centros no que diz respeito à coordenação política da assistência em relação ao seu funcionamento e estrutura física, de acordo com as diretrizes nacionais e normas do Suas", explica a coordenadora do Cras no RN, Ana Cristina Câmara.

Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 152 centros espalhados por 138 municípios. Com a implantação, o Estado passa a ter 199 Cras em 153 cidades. "É um aumento muito significativo. Esses centros representam a porta de entrada da assistência social para as famílias que se encontram em estado de vulnerabilidade. Isso vai proporcionar a consolidação do Suas aqui no RN", afirma Ana Cristina. A previsão é que até o final de fevereiro todos os centros sejam implantados. No início de março, técnicos da Sethas estarão percorrendo os municípios contemplados para validar a instalação dos centros.

A criação de novos Cras foi realizada a partir de uma reavaliação do número de famílias em situação de vulnerabilidade e do remanejamento de recursos de outros programas. Os Centros recebem co-financiamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e atingem famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Pro Jovem Adolescente.

Entre os municípios contemplados está Natal, que ganhou três centros, totalizando oito, e Mossoró, que ganhou nove Cras, totalizando 14. As cidades de Baía Formosa, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Florânia, Japi, Jardim do Seridó, Lucrécia, Macau, Major Sales, Martins, Passa e Fica, São João do Sabugi, São José do Seridó, Senador Georgino Avelino e Vera Cruz serão beneficiadas com os Centros de Referência de Assistência Social pela primeira vez.

CRAS - O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

Algumas ações da proteção social básica devem ser desenvolvidas necessariamente nos CRAS, como o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF) outras, mesmo ocorrendo na área de abrangência desses centros, podem ser desenvolvidas fora de seu espaço físico, desde que a ele referenciadas. O Cras também deve ser organizar a vigilância da exclusão social de sua área de abrangência, em conexão com outros territórios

Nenhum comentário: