terça-feira, março 16, 2010

COPA DO MUNDO 2010

ESLOVENIA




Apenas três jogadores eslovenos defenderam a Iugoslávia em toda a história das Copas do Mundo: Branko Oblak (1974), Danilo Popivoda (1974) e Srecko Katanec (1990).

Apesar de sua bandeira ter as cores branca, azul e vermelha, a seleção de futebol da Eslovênia usa o verde em seus uniformes (o principal é branco com detalhes verdes, o número 2, ao contrário). Não há uma explicação oficial, mas alguns fatores ajudam a compreender o porquê da cor: o verde é considerado "a cor da independência" eslovena (era a cor predominante dos principais partidos separatistas); os maiores clubes eslovenos de futebol ou basquete têm uniformes verdes; a árvore tilia, símbolo nacional, é verde. Há um movimento que visa unificar no futuro os uniformes de todos os esportes na Eslovênia. Ainda não se sabe se o verde será mantido ou se as cores da bandeira serão adotadas.

Em sua única Copa do Mundo (2002), foi eliminada na primeira fase, com três derrotas. Um desentendimento entre o técnico Srecko Katanec e o craque do time, Zlatko Zahovic, minou qualquer chance dos eslovenos naquele Mundial.

"Os pontos fortes do time são a disciplina tática e o espírito de equipe implantado pelo técnico Matjaz Kek. Os jogadores estão em suas melhores fases, há também jovens, o que antecipa um futuro promissor para a seleção. Todos os jogadores são verdadeiros guerreiros e não desistem facilmente. Os zagueiros, entretanto, são um pouco lentos. Outro ponto fraco é a falta de criatividade. Os destaques são Samir Handanovic (excelente goleiro), Bostjan Cesar (organiza muito bem a defesa), Robert Koren (se ele vai bem, todo o setor de meio vai bem) e Milivoje Novakovic (perigoso no ataque, faz boa parceria com Zlatko Dedic). Para a Eslovênia, apenas a classificação para a Copa já é encarada como uma grande conquista. Se jogarem como contra Polônia, Rússia e Eslováquia, há chances de ir à segunda fase. Mas a realidade é eliminação na primeira fase."

Leon Rosa, jornalista da "Slovenian Press Agency"

O CRAQUE

NOME: Robert Koren
IDADE: 30 Anos
POSIÇÃO: Meia
EQUIPE: West Bromwich

Nenhum comentário: