terça-feira, março 30, 2010

Iberê Voutou

O vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) assume amanhã, oficialmente, o posto de governador do Rio Grande do Norte. A solenidade de posse acontece na Assembleia Legislativa, a partir das 16h e contará com a presença de autoridades dos três poderes e convidados. Iberê chegou a Natal ontem, após passar cerca de 15 dias em São Paulo, onde fez uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno no pulmão esquerdo.

Visivelmente emocionado com a recepção de amigos, familiares e correligionários, o vice-governador demonstrou otimismo sobre a sua saúde e se mostrou disposto diante do desafio de assumir a administração. No início de abril, Iberê retorna a São Paulo para começar a quimioterapia e radioterapia. Serão 25 dias de tratamento, divididos em cinco fases. O vice-governador passará dois dias em Natal para cada cinco na capital paulista. A rotina se repetirá cinco vezes.

Às 19h, quando o jatinho pousou no aeroporto Augusto Severo, muitos amigos, entre eles autoridades do estado, esperavam para dar as boas vindas ao vice-governador. Entre eles o deputado federal João Maia (PR). "Iberê é uma pessoa que planeja. Conversei com ele todos esses dias e vi que está disposto a fazer um bom governo. Ele vai dar continuidade às ações na saúde, segurança, na parte de estradas. Não tenho preocupação com essa doença, pois sei que ele vencerá, pois é um homem de fé", afirmou.

Um dos aliados presentes, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PR), disse que a doença não impedirá Iberê de fazer uma boa administração. "Tantas pessoas já venceram isso. A ministra Dilma Rousseff, o deputado Vivaldo Costa, entre outros. Iberê vai vencer. E quanto à gestão, ele vai dar continuidade a um governo que tem um acervo de realizações", declarou.

A solenidade de amanhã será iniciada com a leitura do termo de posse, feita pelo primeiro secretário da Casa, o deputado Ricardo Motta (PMN). Após esse momento, será realizado o juramento e em seguida, o presidente da Assembleia, o deputado Robinson Faria (PMN) o empossará. Feito isso, Iberê fará seu primeiro discurso como governador do estado e logo depois, será a transposição do cargo, momento em que a governadora Wilma de Faria (PSB) entrega o posto, marcando o encerramento da solenidade.

Entrevista de Iberê Ferreira ao Diario de Natal

"Enfatizarei segurança e saúde"
Como o senhor se sente voltando para casa após esse período internado?

Sinto-me muito emocionado de voltar à minha terra e ser recebido assim, cercado de tantas pessoas que rezaram pela minha recuperação. É um momento muito especial. A palavra que eu deixo é de agradecimento pelas orações, por todos os telefonemas e mensagens que recebi. Todos torcendo pelo meu retorno.

Depois de resolver essa questão da saúde, o senhor está diante de um novo desafio, que é a administração. Quais serão as prioridades do seu governo?

São as mesmas que eu tenho há muito tempo. Vou dar ênfase à segurança e saúde pública. Mas esses dois segmentos não são isolados e vou precisar da participação de outros setores. Por isso vou focar nesses dois, mas sem esquecer os demais.

O estado terá um novo governador e um novo secretariado?

Primeiro eu cuidei da minha saúde, que era a prioridade. Resolvido essa questão, agora vou começar a cuidar da administração. Até segunda-feira eu devo definir essas questões de secretariado. Mas aindanão sei quem vai sair. Vamos conversar com calma. Eu, realmente, dei prioridade à minha saúde.

A pré-candidatura está mantida?

Lógico. Enquanto o tempo para a minha saúde não estiver brigando com a minha atividade, não tenho motivos para desistir. No primeiro momento falei que minha prioridade era cuidar da saúde. Então fiz a cirurgia, sem mesmo saber se estaria aqui para a posse no dia 31. Mas a decisão foi tomada. Graças a Deus deu certo e agora vamos continuar.

Nenhum comentário: