quinta-feira, abril 01, 2010

Iberê assume governo


O novo governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) foi empossado na tarde de ontem pelo presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN). Depois da posse, Iberê fez seu primeiro discurso como chefe do Executivo Eatadual e classificou como um “honroso dever” a tarefa de assumir o governo.

O governador afirmou que vai dar “prosseguimento à administração da governadora Wilma de Faria”. O tema da continuidade, aliás, permeou todo o pronunciamento do peessebista. Ele destacou a parceria com Wilma de Faria, sustentando que, juntos, se dedicaram à missão de construir os “novos tempos” do RN. Novamente, disse que daria “sequência” a esse trabalho.

Iberê se referiu ao problema de saúde que vem enfrentando, desde a descoberta e a retirada do nódulo maligno no pulmão esquerdo, atribuindo a dificuldade às “limitações e adversidades” naturais da condição humana. “Nada temerei”, enfatizou, arrancando aplausos do público que lotou as galerias e o plenário da Assembleia Legislativa.

O governador frisou que, mesmo reconhecendo o legado da ex-governadora, agora é sua missão “dar andamento a toda uma obra de governo”. Iberê admitiu que governar o RN “não será semeadura fácil”, mas garantiu que não lhe faltará obstinação. “Sou inabalável nesta decisão. Hesitações não me assediam. Circunstâncias não me induzem o sentimento de retroceder”.


Iberê disse que caberá ao povo fazer o julgamento do governo iniciado por Wilma de Faria e que terá continuidade sob seu comando. “O povo verá que contra fatos e obras não há argumentos. Falhas serão todas as tentativas em dizer-se o contrário”.

O governador ponderou que não faria “promessas ou alarde de tempos fabulosos”, mas anunciou que vai “ampliar a atuação da Segurança”, área que é considerada como o calcanhar de Aquiles da administração Wilma de Faria.


O novo chefe do Executivo do RN fez alusão ainda à sucessão que se aproxima, dizendo que está pronto para o embate. “Que venham os tempos da disputa: eu os encararei como faz o semeador, que confia e planta. Que se aproximem as horas das decisões: eu as viverei como dias de colheita”.


Repercussão
O deputado estadual Getúlio Rego (DEM) disse que Iberê fez um discurso “emocional” e “sentimental”. O parlamentar disse que agora não é momento de “polêmicas” e que é preciso “dar todas as condições para que o governador recupere sua saúde”.

Getúlio observou, porém, que o governador errou ao falar em continuidade. “O povo está querendo mudanças, para que saúde, educação e segurança melhorem. A continuidade parece uma coisa perigosa”, declarou.

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) disse que Iberê “colocou suas prioridades no discurso”, mas advertiu que o tempo é uma “limitação” para as pretensões do governador. Para Garibaldi, Iberê não vai receber uma herança fácil. “Ele vai receber um Estado com capacidade de investimentos limitada”, avaliou.

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM), provável adversária de Iberê nas próximas eleições, comentou que o governador “enumerou suas prioridades” e disse esperar que o peessebista consiga colocar seus projetos em prática. “Estou à disposição para ajudar no que for melhor para o Rio Grande do Norte”, prometeu.


Presenças
A posse do novo governador foi prestigiada por diversas autoridades dos três poderes, com destaque para o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), a prefeita Micarla de Sousa (PV), o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), os ex-senadores Geraldo Melo (PPS) e Fernando Bezerra (PMDB), o procurador geral de Justiça Manoel Onofre Neto e o presidente do Tribunal de Justiça do RN, Rafael Godeiro.
Nominuto.com

Nenhum comentário: