quinta-feira, abril 01, 2010

Neinha assume prefeitura prometendo pagar salários atrasados


Ainda em clima de festa, a presidente da Câmara Municipal de Tibau, vereadora Evaneide Fernandes da Costa, a Neinha (PSB), assumiu a prefeitura de Tibau na manhã de hoje no Cartório Eleitoral da 32ª Zona Eleitoral, sediado na cidade de Areia Branca.

A vereadora assume a condição de prefeita interina depois que o prefeito Francisco de Assis Diniz (PSB) e o vice-prefeito Luiz Nazareno de Souza tiveram seus mandatos cassados na tarde de ontem.

A cassação dos dois ocorreu após a conclusão do julgamento na sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), que manteve a sentença da 32ª Zona Eleitoral, baseada na distribuição de mais de 500 itens de medicamentos considerados não essenciais durante a campanha eleitoral de 2008. O resultado da votação estava em 3 votos a 0, pela cassação, desde o dia 25 de março, quando foi iniciado o julgamento do recurso 9312/2008. O juiz Aurino Vila, que havia pedido vistas ao processo, ontem trouxe seu posicionamento, corroborando o entendimento do relator, juiz Roberto Guedes, reconhecendo que a distribuição de remédios e utensílios como prestobarba, fraldas e cotonetes havia desequilibrado o pleito em Tibau. Já haviam votado pela cassação o desembargador Claudio Santos e o juiz Ricardo Moura.

A decisão do Pleno tem efeito imediato e indica a posse do presidente da Câmara Municipal, realização de novas eleições no município e a aplicação de inelegibilidade do prefeito e do vice por três anos. Prevaleceu a tese do abuso de poder econômico por parte do prefeito.

Antes de assumir a prefeitura de Tibau, a vereador manteve contato com o CORREIO DA TARDE e disse que sua prioridade no momento será a atualização dos salários dos servidores municipais e o repasse da Câmara Municipal, já que o prefeito não vinha realizando. "Finalmente foi feita justiça e o município de Tibau poderá ter a oportunidade de retomar seu curso. Ao assumir a prefeitura, vamos buscar avaliar a situação financeira e agilizar o mais rapidamente possível o pagamento dos servidores e o repasse da Câmara. No caso dos servidores e funcionários da prefeitura, existem casos de pessoas que estão a pelo menos três meses sem receber. Precisamos resolver essa situação.

Resolvida a questão dos salários, vamos trabalhar na reestruturação administrativa, priorizando saúde, educação e infraeestrutura", disse Neinha.

A nova prefeita de Tibau disse que vai trabalhar no sentido de que até a realização da eleição complementar a cidade possa estar em condições de ser administrada pelo prefeito eleito. "Vamos trabalhar no sentido de garantir pelo menos condições mínimas de funcionamento dos serviços oferecidos pela prefeitura, para que o novo prefeito ao assumir tenha condições de manter e ampliar os serviços oferecidos à população", acrescentou.

Nenhum comentário: