sexta-feira, maio 28, 2010

CRUZETA

Diante da notificação de quatro casos suspeitos de leptospirose no município de Cruzeta-RN no último mês, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), através da IV Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), promoveu uma série de ações no sentido de monitorar e prevenir a propagação da doença na cidade.

Equipe composta de uma enfermeira e dois médicos veterinários foi deslocada para o local do surto em 28 de abril de 2010 para uma visita in loco. O grupo visitou os pacientes notificados, analisando as condições sanitárias onde cada um vive, além de avaliar informações como a fonte de coleta da água e histórico da mesma enfermidade nas famílias dos pacientes.

O resultado dos exames e pesquisas revelou a presença significativa de roedores na área urbana existente nas proximidades da Lagoa do Salgado. A equipe concluiu ainda que as residências, depósitos, armazéns, estábulos e/ ou garagens oferecem abrigo e alimento às espécies que, eventualmente, migram para a lagoa. Dessa forma, é possível que pessoas se infectem através do contato direto com poças d’água ou com a lama presente no local suspeito.

A partir do trabalho realizado pela Sesap, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeta foi orientada a aterrar a área de passagem, promover ações de eliminação e controle de roedores e desenvolver ações educativas junto à população em geral. Em todo o Rio Grande do Norte foram 13 os casos notificados e 11 confirmados.

Nenhum comentário: