terça-feira, junho 29, 2010

Dengue coloca Natal e Parnamirim em situação de alerta

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) colocou os municípios de Natal e Parnamirim em situação de alerta quanto à dengue. Segundo último boletim de infestação da doença, os dois municípios evoluíram da situação de baixo para médio risco, apresentando, juntos, 1.088 casos de um total de 1.933 notificações em todo o Rio Grande do Norte.

Em contrapartida, o estado apresenta um decréscimo de 34,94%, se levado em consideração o total de 2.971 casos registrados no mesmo período de 2009. De acordo com os dados do Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap, que realiza o monitoramento constante, dos 900 casos confirmados em Natal, foi registrado um óbito, e 17 notificações de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), uma das formas mais graves da doença.

Em Parnamirim, foram registrados 188 casos neste ano, sendo três de FHD e sem óbitos. A segunda maior cidade do Estado, Mossoró, está em situação de baixo risco, com apenas 21 casos notificados e sem registro de FHD ou óbitos. Até o momento, foram registrados 1.933 casos em todo o Rio Grande do Norte, em comparação com 2.971 do ano de 2009.

A Sesap divulgou que está realizando ações para combater o avanço da doença, entre elas: a volta do carro fumacê, o incentivo à conscientização da população e o reforço das rotineiras visitas dos agentes de endemias às residências.

Além disso, segundo a secretaria, o número insuficiente de agentes no município do Natal e a greve desses profissionais, que ocorreu em Parnamirim, fizeram com que muitas casas não fossem visitadas, aumentando o risco de infestação do mosquito da dengue.

As autoridades da área da saúde alertam a população de Natal e Parnamirim para que redobre os cuidados para evitar água parada, caixas d’água destampadas, o acúmulo de lixo, entre outros fatores que podem propiciar a propagação do mosquito Aedes Aegypti.

Nenhum comentário: