quinta-feira, junho 17, 2010

TANGARÁ

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou as obras de melhoria e ampliação do sistema de esgotos da cidade de Tangará, com investimentos de R$ 1,2 milhão, oriundo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) através da Secretaria de Estado da Saúde Pública. Serão atendidos cerca de 1.600 habitantes.

O prazo previsto para conclusão das obras é de seis meses quando serão ligados 353 ramais, sendo 320 do tipo condominial e 33 convencionais. As obras estão começando com a terraplanagem das três lagoas de estabilização para o tratamento dos esgotos, sendo uma lagoa facultativa e duas de maturação.

Os serviços constam ainda de 2,4 quilômetros de rede coletora que varia de 150 a 250 milímetros de diâmetro. O emissário responsável pelo transporte de esgotos da Estação Elevatória até as lagoas de tratamento vai medir 845 metros com 150 milímetros de diâmetro. O segundo emissário que transporta o efluente tratado até o destino final vai medir 565 metros de extensão com 200 milímetros de diâmetro.

Para executar as ligações nos ramais domiciliares, são necessários 210 metros de tubos para esgoto convencional e 3.192 metros de ramais condominiais. Será implantada uma Estação Elevatória para bombeamento dos esgotos, em área já assegurada pela Prefeitura de Tangará.

A empresa vencedora da Licitação (Tomada de Preços) realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) é a ECONTEC (Empresa de Construção Técnica Ltda.), que está executando as obras de construção civil sob a responsabilidade da Caern.

Nenhum comentário: