sexta-feira, setembro 17, 2010

Mossoró se despede de Niná Rebouças

Autoridades políticas com atuação em Mossoró e no Estado, bem como de cidades próximas, vieram se despedir da vereadora Niná Rebouças, que morreu na tarde da quarta-feira e foi sepultada ontem no Cemitério São Sebastião. O corpo chegou na noite da quarta-feira e foi velado durante todo o dia da quinta-feira na capela do Seminário Santa Terezinha.

Os senadores Rosalba Ciarlini (DEM), José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB), além do deputado federal Betinho Rosado (DEM), deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), a prefeita Fafá Rosado (DEM), vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM), bem como o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), deputada federal Sandra Rosado (PSB), a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) e todos os vereadores da Câmara Municipal participaram da missa de corpo presente.

Fora da capela, uma multidão esperava a saída do féretro. Na missa de corpo presente, os rituais religiosos emocionaram os presentes. A prefeita Fafá Rosado colocou a bandeira do município sobre o caixão. Antes disso, a senadora Rosalba Ciarlini se emocionou ao entrar na capela. O senador José Agripino disse: "é quase inacreditável que Niná tenha morrido. Fiquei chocado. Niná era uma educadora nata. Minha amiga de confiança e me fará falta. Deixará imensas saudades."


O momento mais emocionante foi a despedida do economista Elviro Rebouças, marido de Niná Rebouças. Ele foi até o corpo e a beijou. O cortejo saiu da capela às 16h30 da capela do Seminário Santa Terezinha ao Cemitério São Sebastião, no Centro. O caixão foi ladeado pelos vereadores.

Niná con­si­guiu toda essa no­to­rie­da­de pelo tra­ba­lho e zelo que tinha em re­la­ção à edu­ca­ção. Gra­dua­da em Le­tras pela Uni­ver­si­da­de do Es­ta­do do Rio Gran­de do Norte (UERN), a ve­rea­do­ra exer­ceu a fun­ção de pro­fes­so­ra em seus vá­rios ní­veis, tendo ini­cia­do sua vida pro­fis­sio­nal no Go­ver­no do Es­ta­do do Rio Gran­de do Norte, so­bre­tu­do na edu­ca­ção bá­si­ca. Na rede es­ta­dual de en­si­no, Niná as­su­miu a di­re­ção de vá­rias es­co­las, tanto em Mos­so­ró quan­to em Areia Bran­ca.Sem­pre de­di­ca­da às cau­sas da edu­ca­ção, de­sem­pe­nhou vá­rias fun­ções, den­tre as quais des­ta­ca­mos a che­fia do 11º Nú­cleo Re­gio­nal de Edu­ca­ção (NURE), hoje 12ª Di­re­to­ria de Re­gio­nal de Edu­ca­ção e do Des­por­to (12ª DIRED), e pro­fes­so­ra da dis­ci­pli­na Lín­gua Por­tu­gue­sa da Fa­cul­da­de de Le­tras da Uern. Por um pe­río­do de 12 anos, atuaou como se­cre­ta­ria e ge­ren­te da edu­ca­ção mu­ni­ci­pal em Mos­so­ró, de 1997 a 2000, como se­cre­tá­ria mu­ni­ci­pal de Edu­ca­ção, e de 2001 a março de 2008, na ti­tu­la­ri­da­de da Ge­rên­cia Exe­cu­ti­va da Edu­ca­ção e do Des­por­to, órgão cen­tral da edu­ca­ção mu­ni­ci­pal, cria­do com a re­for­ma ad­mi­nis­tra­ti­va im­plan­ta­da no 3º man­da­to da se­na­do­ra Ro­sal­ba Ciar­li­ni, então pre­fei­ta de Mos­so­ró. Foi tam­bém pre­si­den­te do Con­se­lho Mu­ni­ci­pal de Edu­ca­ção de Mos­so­ró e vice-presidente da União Na­cio­nal de Di­ri­gen­tes Mu­ni­ci­pais de Edu­ca­ção (UN­DI­ME/RN), órgão que con­gre­ga ges­to­res edu­ca­cio­nais.

A ve­rea­do­ra mos­so­roen­se Niná Re­bou­ças tinha 63 anos de idade e era ca­sa­da com o eco­no­mis­ta El­vi­ro do Carmo Re­bou­ças, deixa uma filha e neto, exercia o primeiro mandato de vereadora após ser eleita com 3.938 votos. A curta atuação da parlamentar ficou marcada pela luta pela instalação de câmeras de segurança no centro da cidade e aprovação do Código de Ética da Câmara Municipal de Mossoró.

Nenhum comentário: