sexta-feira, setembro 17, 2010

Municípios do Oeste contratam carros-pipa

O prefeito de Riacho da Cruz Marcos Aurélio, que é presidente da Amorn, disse ter falado com cerca de dez prefeitos da região Oeste e todos já estão sendo obrigados a contratar carros-pipa para abastecer principalmente a zona rural. Ele lamenta que os Governos Federais, do Estado e dos municípios ainda não tenham um plano de convivência com as secas, depois de tantos anos, tantas secas consecutivas, com tantos prejuízos aos pequenos agricultores.

O prefeito de Olho D'água dos Borges, Jackson Queiroga (PMDB), disse que vai precisar de 4 a 5 carros-pipa para abastecer as regiões que estão em situação precária de abastecimento. "Algumas das comunidades nós já estamos enviando carros-pipa e os moradores também estão contratando para complementar o abastecimento, inclusive dos rebanhos bovinos e caprinos", conta o prefeito Jackson Queiroga.



Em Severiano Melo, a comunidade de Santo Antônio tem quase 2 mil moradores e está enfrentando dificuldades no abastecimento. O Açude da Comunidade está secando rapidamente e os equipamentos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) estão já com dificuldades para manter a regularidade do abastecimento. "Daqui mais uns dias, não sabemos o que a Caern vai fazer para abastecer a comunidade", diz Gleison Martins, da Associação de Produtores de Castanha de Santo Antônio.

Em Nota, o escritório da Caern do município de Pau dos Ferros, que atende a região, informa que realmente houve problemas no abastecimento no início do mês, mas que foi feita uma adaptação no sistema e o abastecimento já foi normalizado. Gleison Martins disse que a preocupação da comunidade é com a qualidade da água do açude, pois todos os esgotos da comunidade são direcionados para o mesmo. "Além de estar secando rapidamente, o açude também não inspira mais confiança na qualidade da água", diz Gleison Martins.

Na zona rural de Caraúbas, o quadro varia de região para região. Em Apanha Peixe, por exemplo, o quadro ainda não representa qualquer preocupação, pois o açude da comunidade aguenta até o próximo inverno. Mas em outras comunidades menores, o quadro já é de emergência, inclusive o prefeito Ademar Ferreira já decretou estado de emergência e já cadastrou o município no sistema da Defesa Civil Nacional para receber ajuda.

ADUTORA 
O socorro que poderia ajudar no abastecimento das cidades é a conclusão do Sistema Adutor do Alto Oeste, no entanto, o Governo do Estado informa que a previsão de início de atividades ficou para dezembro.

Em Luis Gomes, o prefeito Dedezinho informou que o açude da cidade tem água para segurar o abastecimento. O mesmo não se observa em Olho D'água do Borges, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo.
Fonte: Jornal a Fonte

Nenhum comentário: