quinta-feira, outubro 28, 2010

RN aprova projetos que vão contemplar o rio do Carmo e o Baixo-Açu

O Rio Grande do Norte conseguiu aprovar dois projetos dentro do Programa Petrobras Ambiental, escolhidos na Seleção Pública 2010, cujo anúncio aconteceu em cerimônia realizada ontem à tarde, no edifício-sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. Dos 928 projetos inscritos, 44 foram selecionados, oriundos de todo o país. Serão destinados, nesta edição, R$ 78,2 milhões a iniciativas em todo o Brasil. Na oportunidade, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, destacou a importância dos projetos e a contribuição da Petrobras a questão ambiental.
Do Rio Grande do Norte foram aprovados o projeto de recuperação ou conservação de espécie e ambientes costeiros, marinhos e de água doce, através da Agência Brasileira de Desenvolvimento Socioambiental, que visa recuperar a fauna aquática e flora sertaneja e reversão do quadro tendencial de desertificação da região do alto curso da bacia do rio do Carmo, com a capacitação e envolvimento de ribeirinhos, técnicos e gestores.
Também foi aprovado o projeto Caatinga Viva, pela Organização Potiguar de Arte, Cultura, Desporto e Meio Ambiente que, entre outras finalidades, via a implantação de uma usina de briquetes em áreas susceptíveis ao processo de desertificação, visando minimizar o uso de recursos madeireiros provenientes da caatinga como fonte de combustível energético na microrregião do baixo-Açu.
Dos 44 projetos selecionados, 13 são da região Nordeste, 12 do Sudeste, 6 do Centro-oeste, 6 do Sul e 5 da região Norte. Além desses, um projeto tem abrangência nacional e outro, abrangência regional.

Nenhum comentário: