quarta-feira, novembro 24, 2010

Aluno do IFRN ganha prêmio regional

O bolsista de iniciação científica Caíque de Souza, aluno do Curso Técnico em Informática, foi premiado no V Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (CONNEPI 2010), realizado em Maceió (AL).

Caíque concorreu na área Ciências Biológicas I. O trabalho premiado analisa a bactéria responsável pela "mancha aquosa", doença que ataca o melão. A pesquisa foi feita através da análise bioinformática, ou seja, usando o computador para analisar sequências de DNA e proteínas que estão depositadas nos bancos públicos internacionais, analisando os mecanismos da bactéria para ver se existe a possibilidade de encontrar uma forma de combatê-la.

Caíque, que tem 17 anos, disse que ainda não parou de comemorar. "Já comemorei muito com a minha família. A sensação é de dever cumprido; de recompensa pelo esforço durante o ano", enfatiza o jovem pesquisador. Ele, que está no terceiro ano do curo médio, diz que pretende cursar algo na área de biomedicina, ou mesmo Medicina, no ensino superior.

O IFRN explica que a pesquisa está se estabelecendo agora na instituição, mas o prêmio de Caíque serve de motivação para aumentar a quantidade de alunos no envolvimento com a pesquisa. "Caíque é muito bom, mas, assim como ele, existem vários outros jovens desenvolvendo bons trabalhos e com a mesma capacidade", complementa o professor.

Nenhum comentário: