terça-feira, novembro 09, 2010

Censo confirma: municípios têm mais eleitores que habitantes

O re­sul­ta­do do Censo 2010 con­ti­nua ge­ran­do po­lê­mi­ca em al­guns mu­ni­cí­pios do Rio Gran­de do Norte. Além de estar de­sa­gra­dan­do pelo fato de na maio­ria das ci­da­des a po­pu­la­ção ter en­co­lhi­do, em al­gu­ma ci­da­des o nú­me­ro de elei­to­res tem sido maior do que o nú­me­ro de ha­bi­tan­tes. 

Na ci­da­de de Olho D'Água do Bor­ges o censo de 2010 apurou que exis­tem 4.293 ha­bi­tan­tes e 4.132 elei­to­res, o que sig­ni­fi­ca dizer que ape­nas 161 pes­soas não são elei­to­res. 

Em Ra­fael Go­dei­ro a si­tua­ção é mais grave ainda. O nú­me­ro de elei­to­res chega a su­pe­rar o nú­me­ro de ha­bi­tan­tes do mu­ni­cí­pio. De acor­do com dados pu­bli­ca­dos pela Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de As­sis­tên­cia So­cial de Ra­fael Go­dei­ro, o Censo 2010 cons­ta­ta que a po­pu­la­ção do mu­ni­cí­pio é de exa­tos 3.041 ha­bi­tan­tes e se­gun­do dados dis­po­ni­bi­li­za­dos pelo Tri­bu­nal Re­gio­nal Elei­to­ral do Rio Gran­de do Norte (TRE/RN) para as elei­ções desse ano, o mu­ni­cí­pio de Ra­fael Godeiro-RN tem hoje 3.077 elei­to­res.

A com­pa­ra­ção dos dados do Censo com os do TRE deixa claro que exis­tem hoje, 36 elei­to­res que não re­si­dem na ci­da­de. Isso, se todos as pes­soas que re­si­dem na ci­da­de fos­sem elei­to­res, ou seja, se em Ra­fael Go­dei­ro, todas os seus mo­ra­do­res ti­ves­sem, no mí­ni­mo, 16 anos, e ti­ves­sem ti­ra­do o tí­tu­lo de elei­tor.

De acor­do com o úl­ti­mo Censo, rea­li­za­do no ano de 2000, a po­pu­la­ção de Ra­fael Go­dei­ro era de 2.953 ha­bi­tan­tes, o que equi­va­le dizer que, nos úl­ti­mos dez anos, ocor­reu um au­men­to real de 88 ha­bi­tan­tes.

Nenhum comentário: