quinta-feira, novembro 04, 2010

Estudante paulista usa seu twiitter para discriminar nordestinos

A Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco (OAB-PE) entrou com ação contra uma estudante paulista Mayara Petruso do curso de Direito. A estudante foi acusada de postar mensagens racistas contra os nordestinos no Twitter e Facebook.

Após o anúncio da vitória da petista Dilma Rousseff nas eleições presidenciais, neste último domingo (31), a jovem postou: “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”.


Depois que a notícia dos ataques ganhou repercussão na internet, os tuiteiros criaram a campanha #Orgulhodesernordestino, em reação as ofensas da paulista, que ficou entre os termos mais postados no Twitter em todo o mundo, segundo os tópicos em tendência (Trend Topics) do microblog.


Diante da reação em massa, a jovem escreveu no início da semana um pedido de desculpas no seu perfil no Orkut: “minhas sinceras desculpas ao post colocado no ar, o que era algo para atingir outro foco, acabou saindo fora de controle. Não tenho problemas com essas pessoas, pelo contrário. Errar é humano. Desculpas mais uma vez”.

A jovem já desativou as contas no Twitter (@mayarapetruso) e no Facebook, redes sociais em que ela publicou as ofensas.

Consequências
Caso a estudante faça estágio na área de Direito e tenha registro na OAB-SP, a OAB-PE  anunciou que abrirá um processo administrativo e ela poderá ter sua licença cassada.

Mayara deverá responder ainda por racismo e incitação pública de prática de crime, com penas previstas de dois a cinco anos e de três a seis meses ou multa. O processo contra a jovem será entregue ao Ministério Público Federal.

Nenhum comentário: