quinta-feira, novembro 04, 2010

MP/RN recomenda que municípios adotem medidas contra sarampo

O promotor de Justiça de Ielmo Marinho, Augusto Carlos Rocha de Lima, expediu uma recomendação para que as autoridades de saúde dos municípios do Rio Grande do Norte adotem medidas para evitar o surto de sarampo no estado. O principal motivo para a preocupação trata do alto índice de incidência da doença no estado vizinho, Paraíba, que registrou 80% dos casos de sarampo no Brasil.

Somando-se a isso, o registro de nove casos (ainda não confirmados) no estado, colocou as autoridades de saúde em alerta. De acordo com a recomendação, na última campanha de vacinação, realizada em 2008, Ielmo Marinho não atingiu o índice tido como satisfatório pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. No município, apenas 89,06% da população foi imunizada. Em 2010 o município também não atingiu a meta de vacinação de crianças de um ano de idade, atingindo 90,29%.

Entre as medidas sugeridas pelo Ministério Público estão: informar os médicos do serviço de saúde municipal da necessidade de conscientização de seus pacientes sobre o quadro atual da doença e da imprescindibilidade de comunicação de eventuais casos suspeitos à vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap); a realização de campanha educativa para alertar sobre os riscos de contrair o sarampo; e um levantamento dos indivíduos não imunizados na campanha de vacinação de 2008 e no ciclo de imunização do ano de 2010 (crianças de 01 ano de idade).

Além disso, o MP orienta aos municípios que realizem a vacinação dos indivíduos ainda não imunizados pela “tríplice viral”, a fim de que se atinja a meta de 95% do público-alvo geral, especificamente em crianças de 01 ano de idade.

Nenhum comentário: