quarta-feira, novembro 17, 2010

Governo do Estado vai implantar IDEB Estadual

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura vai implantar o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Rio Grande do Norte. O Sistema é semelhante ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e vai permitir acompanhar o desempenho escolar dos alunos com base na mesma metodologia adotada pelo MEC/INEP e outros estados da Federação para avaliações em larga escala. A aplicação dos primeiros testes está prevista para o final de novembro e a divulgação das análises para o mês de dezembro.

Os resultados permitirão conhecer o perfil de cada uma das escolas da rede estadual e acompanhar sua progressão ao longo dos anos. A associação entre os resultados nas provas objetivas e as respostas aos questionários de contexto irão oferecer extenso material para análise dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nos aspectos ligados a origem social, as características das escolas e desempenho dos educadores para permitir a adoção de políticas que melhorem a qualidade da educação básica do Estado.


O IDEB estadual também vai contar com a definição de uma matriz de referências, a partir da identificação dos conteúdos curriculares a serem abordados nas questões da prova, expressando as principais competências a serem desenvolvidas pelos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem em cada nível de escolaridade.

Nenhum comentário: