terça-feira, novembro 30, 2010

MEC abre inscrições para o programa Plataforma Freire

 Estão abertas até o dia 30 de novembro, as pré-inscrições para o Plataforma Freire, programa que possibilita aos professores da rede pública de todo o Brasil participarem de cursos de formação inicial. Nessa edição estão sendo oferecidas três possibilidades de formação:

Licenciatura – destinada àqueles docentes que ainda não possuem nenhum tipo de formação em nível superior;

Segunda Licenciatura – destinada aos professores que já estão graduados em algum curso de licenciatura, incluindo Pedagogia, e que, ministram disciplinas distintas de sua área de formação, ou seja, professores com formação fora de sua área de atuação na rede de ensino

Formação Pedagógica - destinada àqueles docentes que já são graduados em algum curso de bacharelado e que ministram disciplinas em sua rede de ensino.

De acordo com o Ministério da Educação, nesta nova etapa poderão fazer a pré-inscrição, somente os professores que se encontram cadastrados na base de dados do Censo Escolar 2009 - EDUCACENSO.

Esta medida vai possibilitar que as vagas destinadas à formação inicial dos professores sejam preenchidas, prioritariamente, pelos docentes em efetivo exercício e que não possuem formação adequada à sua área de atuação, nos termos da legislação vigente. Este procedimento, segundo o MEC, vai contribuir para que a base de dados do EDUCACENSO 2009 seja alimentada, a cada nova edição do Censo Escolar, com informações mais consistentes e precisas.

Todas as informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161 ou pelo endereço eletrônico plataformafreire@mecl.gov.br.

Nenhum comentário: