sábado, novembro 20, 2010

Mesa diretora mostra sua força e aprova projetos na ausência do Presidente

Após cumprir cautelosamente o tempo de tolerância a espera da chegada do Presidente Inácio Marcos da Silva, a Vice-Presidente Judrene então assumiu a presidência da Câmara Municipal de Sitio Novo na ausência do presidente, dando início a sessão que contou com as presenças dos vereadores Sarú Mafra, Branquiha, Joana Darc e Missinho e ausências dos vereadores José Lucas, Dailton Gonçalo e Lucinalva Régia.  
    
A presidente colocou os Projetos de Lei nº 003/2010: Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração e execução da lei orçamentária anual para o exercício financeiro de 2011, 005/2010: Autorização para alienação de veículos, 007/2010: Estima a receita e fixa as despesas financeiras para o exercício de 2011, para discussão, não havendo muita discussão os projetos foram lançados em votação sendo aprovados por unanimidade pelos cinco vereadores presentes.

Após a aprovação dos projetos a vereadora Branquinha explicou a população que a mesa procurou de forma legal perante orientação do Ministério Publico, que a sessão viesse acontecer legalmente, não querendo jamais passar por cima do presidente, mas sim com o objetivo de atender a população sitionovense com a aprovação dos projetos. A vereadora lamentou ainda as ausências dos vereadores José Lucas e Lucinalva Régia.

Em seguida o vereador Sarú Mafra também explicou sobre a decisão da mesa ao procurar o Ministério Publico, tendo em vista que a antecipação de duas das quatro sessões do 5º período para o mês de outubro foi realizada de forma ilegal pelo presidente Inácio Marcos. Segundo o vereador a decisão não teve participação alguma dos vereadores. Sarú aproveitou ainda para solicitar a presidente, à anulação das duas sessões ordinárias que foram antecipadas de forma que fere o artigo 109 do regimento interno que diz: “As sessões ordinárias realizaram-se todas as sextas-feiras ás 20:00hs com duração máxima de duas horas podendo ser prorrogada por igual tempo nos meses de Janeiro, Março, Maio, Julho, Setembro e Novembro. Afirmou o parlamentar que teve seu requerimento aprovado pela presidente Judrene.

Sarú lembrou ainda que a vereadora Joana Darc, ao chegar a pouco mais das 19:30hs, não pode participar da ultima sessão realizada. 

Um comentário:

BLOG DO LUCICLÁUDIO disse...

Estou ansioso para assistir uma sessão da Câmara de Sítio Novo.

A atitude da mesa diretora foi corretíssima, acima de tudo legal, de acordo com as normas regimentais.