terça-feira, novembro 23, 2010

RN volta a ser o maior produtor de banana do País

O crescimento da produção e exportação da banana consolida o Rio Grande do Norte como maior exportador brasileiro. O Estado volta a superar Santa Catarina que, em 2009, havia sido o maior exportador nacional. O coordenador de Comércio Exterior da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Otomar Lopes Cardoso Júnior, acredita também que os potiguares estão em situação de crescimento privilegiado, uma vez que a fruta está na pauta de exportação há apenas dez anos.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que até outubro de 2010, o Rio Grande do Norte havia superado toda a produção de banana do ano passado. Em recuperação, devido aos problemas das enchentes por dois anos consecutivos, em 2009, o RN produziu 136.970 toneladas de banana, enquanto até o mês passado a produção contabilizava 179.991 toneladas.
A empresa Del Monte Fresh, localizada no município de Ipanguaçu, é responsável por mais de um terço dessa produção, cerca de 60 mil toneladas, ou 35,08%. Sem concorrente, ela é responsável por toda a exportação da fruta, gerando uma receita anual de mais de U$ 25 milhões. Beneficiada com isenção de impostos, o retorno ao Estado vem através dos mais de 1.500 empregos formais.
A Del Monte é líder no mundo em produção de frutas. Além do Brasil, mantém produção própria em outros 10 países e operações de comercialização, venda e compra em outros 50 países.
Os outros 64,92% é consumido no mercado interno. Desse total, 56,01%, ou seja, 96 mil toneladas são produzidas no perímetro irrigado do Baixo Açu, situado no município de Alto do Rodrigues. As frutas são vendidas no mercado interno e enviadas para o Ceará, Paraíba e Pernambuco.
A Associação do Distrito de Irrigação do Baixo Açu (ADIBA) é responsável pela produção de 800 hectares da fruta. São mais de 100 produtores familiares e empresários, gerando mais de dois mil empregos diretos.
As mais de quatro mil ocupações no Vale do Açu com a fruticultura são responsáveis pela movimentação de pelo menos 50% do comércio dos dois municípios citados. "Tirando a área pública, são os trabalhadores da fruticultura que movimentam o comércio", disse o comerciante, Abdon Soares, que possui um mini-mercado em Ipanguaçu. Só os trabalhadores da banana são responsáveis por 20% das movimentações financeiras.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: