sábado, novembro 20, 2010

Sitio Novo no combate ao Glaucoma

 A prefeitura municipal de Sitio Novo por meio da secretaria municipal de saúde em parceria com governo federal e o HGO de Mossoró realizou nesta quinta-feira um mutirão de prevenção e combate ao Glaucoma. Os atendimentos aconteceram na unidade do PSE, e atingiram um público-alvo de pessoas acima de 30 anos, diabéticos, idosos e pessoas que tenham parentes portadores de glaucoma. O mutirão realizou 101, atendimentos, 79 consultas e distribui 22 colírios para os pacientes que tiveram a doença detectada durante as consultas.  

De acordo com o secretário de saúde, Josué Ferreira Lima, os 22 pacientes que tiverem o problema constatado pelo médico passaram a serem acompanhados trimestralmente pela secretaria de saúde que passará a ofertar gratuitamente novas consultas e medicamentos (colírios) específicos para a tratamento do Glaucoma. Já nos casos dos pacientes que foram detectados outras doenças como katarata entre outras, os pacientes serão encaminhados para os procedimentos cirúrgicos.

Em fevereiro mais precisamente no dia 16, a secretaria de saúde além de distribuir a entrega de mais colírios, também realizará novas consultas no município.    
 A doença
O glaucoma é uma alteração em que a pressão do líquido que preenche o globo ocular está aumentada, além do que o olho pode tolerar. Quando essa pressão, chamada tensão intra-ocular, é maior do que o normal aumenta consideravelmente o risco de que ocasione danos aos olhos. O glaucoma é causado pelo acúmulo do líquido, chamado humor aquoso, que circula no interior do olho. Esse acúmulo se produz ou devido ao aumento da formação do líquido ou pela obstrução do conduto pelo qual normalmente esse líquido sai do olho. Desta forma, como continua sendo produzido o líquido, a pressão intra-ocular vai aumentando progressivamente.

Sintomas
O glaucoma pode ou não ter sintomas distintos, uma complicação quase inevitável do glaucoma é a perda visual que atinge primeiro a visão periférica. No começo a perda é sutil, e pode não ser percebida pelo paciente. Perdas moderadas a severas podem ser notadas pelo paciente através de exames atentos da sua visão periférica. Isso pode ser feito fechando um olho e examinando todos os quatro cantos do campo visual notando claridade e acuidade, e então repetindo o processo com o outro olho fechado.

Freqüentemente o paciente não nota a perda de visão até vivenciar a "visão tunelada". Se a doença não for tratada, o campo visual se estreita cada vez mais, obscurecendo a visão central e finalmente progredindo para a cegueira do olho afetado.Esperar pelos sintomas de perda visual não é o ideal. A perda visual causada pelo glaucoma é irreversível, mas pode ser prevenida ou atrasada por tratamento. Um oftalmologista deve ser consultado pelas pessoas com risco de desenvolver a doença.

A doença atinge 900 mil brasileiros conforme estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo dados do Ministério da Saúde (MS)..
 

Nenhum comentário: