segunda-feira, dezembro 20, 2010

Presidência da Assembleia: conheça os votos dos deputados

Um mês e alguns dias separam os deputados estaduais para a votação que elegerá o novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Apesar disso, muitos parlamentares já declaram seus votos para Ricardo Motta (PMN) e Antônio Jácome (PMN) de forma individual ou em bloco. A lógica do jogo político entre os deputados estaduais mais antigos e os novatos é sempre voltada para a escolha através de consenso, mas também atende a interesses particulares.

No caso do PSB a estratégia é contar com quatro votos dos deputados: Larissa Rosado, Márcia Maia, Gustavo Carvalho e o novato Tomba e com isso, mudar o placar dos votos. Eles ainda não decidiram se o voto vai para Ricardo Motta (que tem simpatia da maioria) ou se votam em Antonio Jácome (ex-filiado do PSB e que já foi vice-governador na gestão da governadora Wilma de Faria). Por causa disso, o deputado Tomba, que ainda não entrou na Casa Legislativa já anuncia que vai avaliar a posição do partido, mas que não se compromete a seguir a orientação. 
Já o PMDB - apesar de ter também quatro votos com Gustavo Fernandes, José Adécio, Walter Alves e Hermano Morais - optou pela liberdade dos deputados na escolha dos votos, já que no biênio de 2012 à 2014, o partido deve lançar deputado estadual Walter Alves (PMDB) como candidato. Essa é a vontade do partido e dele, que já anuncia vida longa no legislativo. “Decidimos liberar os votos do PMDB, apesar de termos uma bancada com grande quantidade de parlamentares. Vamos trabalhar agora para as eleições do biênio de 2012” destaca o deputado Walter Alves (PMDB). Sobre as eleições deste ano, Walter disse que já tem seu voto - o deputado Ricardo Motta (PMN) - mas que o partido lembra da liberdade de votos dos deputados. "Cada voto será individual e não faremos votação em bloco", explica


O novato do PR, representado por George Soares, ainda não decidiu seu voto a Presidência da Assembleia, mas declarou que recebeu pedidos dos dois candidatos para as eleições. “Não decidi em quem vou votar, ainda vou analisar as candidaturas. Os dois candidatos já me procuraram mais eu não decidi nada”, disse o deputado estadual. Questionado se não havia acordo entre ele e Vivaldo Costa para votação em um único candidato -no caso Ricardo Motta - o republicano George Soares disse que “não existia acordo” entre eles. “Sei que Vivaldo declarou o voto a Ricardo Mota, mas eu ainda não decidi”.




A deputada estadual Gesane Marinho não decidiu em qual dos candidatos do PMN [Antônio Jácome e Ricardo Motta] irá votar para a Presidência. “Não tenho voto definido. Ainda vou aguardar a orientação do deputado Robinson Faria sobre esse assunto”, disse ela. Sobre esse assunto, o atual presidente da Assembleia Legislativa e futuro vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PMN) fez questão de deixar claro que não tem "preferência" no que diz respeito ao próximo presidente da Casa legislativa. E não há qualquer orientação para que os deputados votem em Ricardo Motta (PMN) ou Antônio Jácome (PMN), ambos candidatos a vaga.

As declarações foram motivadas após o deputado Raimundo Fernandes (PMN) declarar nos bastidores da Assembleia Legislativa que esta semana Robinson havia orientado os deputados a votarem em Ricardo Motta para presidência da Assembleia, este, inclusive, seria um dos motivos para que ele [Raimundo Fernandes] tivesse retirado sua candidatura.




 "Não existe indicação oficial para nenhum candidato. O que eu busco é ouvir cada deputado para entrar em um consenso porque é isso que defendo para que não tenhamos racha na Assembleia. Não fui eleito pra continuar, mas sei que os deputados confiam em mim pelos oito anos que estive a frente da presidência. Só disse que o nome de Ricardo Motta está mais adiantado nesse processo pelo que tenho visto, mas isso é mérito dele. Quero deixar claro que não há desavenças no partido", disse Robinson.






E o placar dos votos para a Presidência da Casa continua em alta nos bastidores da Assembleia. Os novatos diplomados esta semana como Dibson Nasser (PSDB) disse que ainda não há definição sobre os votos e que “ainda é cedo para falar”. Ele confessou que vai observar o cenário para decidir os votos. O novo deputado Fábio Dantas (PHS) também ainda não decidiu no candidato. 






Os deputados que já optaram por Ricardo Motta (PMN) são: Ezequiel Ferreira (PTB), Nelter Queiroz (PMDB), Vivaldo Costa (PR), Hermano Morais (PMDB) e Getúlio Rego (DEM).

Liderando o placar de apoios, o deputado estadual Ricardo Motta (PMN) disse esta semana que acredita em um consenso entre os deputados e que espera conquistar mais apoios. “Estou partido para a minha sexta legislatura com participação na mesa diretora. É natural que eu seja candidato e tenho condições de administrar a Assembleia Legislativa”, argumenta.

Enquanto isso, o candidato Antonio Jácome esconde os votos que serão direcionados a ele, mas disse que “existem votos sim”. O segredo deve ser guardado a sete chaves para que o outro lado (formado pelo grupo de Ricardo Motta) não procure os votos.
Nominuto.com

Nenhum comentário: