segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Secretários são empossados com discurso de reconstrução

A posse dos novos secretários do Governo Rosalba Ciarlini nesta segunda-feira (7) foi marcada por discursos que apelaram pela palavra “reconstrução” das pastas da Educação, Defensoria, Esporte, Segurança e Pesquisa. 


A cerimônia foi iniciada sem atrasos e prestigiada pela classe política, auxiliares e familiares dos novos empossados. O primeiro a falar foi o secretário de Segurança Pública, Aldair Rocha que prometeu uma gestão articulada com as polícias e atuação com o Gabinete de Gestão, coordenada pelo comandante Francisco Araújo. 



Aldair Rocha - que já ocupou o cargo de delegado da Polícia Federal - lembrou a importância da investigação e prevenção no combate ao crime organizado. “Hoje não temos um mapeamento de onde, quando, em qual dia, lugar e hora acontecem os crimes de homicídio, roubos e precisamos fazer essa analise criminal do Rio Grande do Norte”, explicou Aldair.
A reconstrução da educação pública foi o foco do discurso da secretária de Educação, Betania Leite que prometeu recuperar e melhorar o sistema de educação em sala de aula e da educação de forma geral. Ela agradeceu ao reitor Ivonildo Rego, reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a indicação para a secretaria e agradeceu em nome da sua equipe formada por educadores que atuam com ela na Comperve, a confiança no novo trabalho. 

O secretário de Esporte, Joacy Bastos também destacou a “reconstrução” da pasta através de um trabalho articulado com as secretarias de Educação e Segurança. O portal Nominuto.com conversou com o secretário que disse ainda que não vai se “envolver” muito com a questão Copa em Natal (por causa da Secopa) e que seu trabalho é “cuidar do esporte de forma geral, em todas as modalidades”.
Ele contou que já tem projetos na área social e que será “um agente público para a sociedade no apoio ao esporte”.

O universo jurídico no Rio Grande do Norte também apresentou suas demandas e necessidade de expansão através da nova Defensora Pública, Cláudia Carvalho que, em um discurso cheio de entusiasmo, apresentou o número pequeno de 40 defensores no Estado, mas disse que vai “dedicar a vida” ao trabalho na Defensoria enquanto estiver a frente da pasta.

Cláudia fez questão de ressaltar o critério técnico adotado pela governadora Rosalba Ciarlini que a escolheu após indicação dos defensores públicos do Rio Grande do Norte como a primeira defensora pública de carreira, cargo que ocupa desde 29 de agosto de 2008.

Os projetos para a Defensoria deste ano começam com o processo de interiorização do serviço jurídico prestado aos mais carentes e ainda o pedido de novo concurso para ampliar as atividades da pasta. Hoje, a Defensoria possui oito núcleos espalhados pelo Rio Grande do Norte.




Também tomou posse a diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), Maria Bernardete Cordeiro, que é médica. Ela assegurou estimular o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

Maria Bernadete é doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, pós-doutorada nos Estados Unidos e pesquisadora Nível I do CNPq, pró-reitora de Pesquisa da UFRN e premiada em 2007 com o prêmio pesquisador Funpec.

Nominuto.com

Nenhum comentário: