domingo, março 20, 2011

Fenônemo apresenta maior lua cheia dos últimos 18 anos


Logo após o pôr do sol deste sábado (19) pôde ser visto um fenômeno raro no céu. Isso acontece devido ao fenômeno do perigeu lunar: uma lua cheia mais clara e brilhante, que ocorre porque o satélite estará no ponto de sua órbita mais próximo da Terra. 

De acordo com especialistas, neste fenômeno a Lua pode ser vista num tamanho 14% superior ao usual e com um brilho 30% maior que o de uma Lua cheia em seu apogeu. Neste ano, em especial, além de coincidir com a sua fase cheia, a aproximação será a maior das últimas duas décadas. "Será a Lua mais cheia que teremos desde 1993", afirmou o astrônomo Geoff Chester, do Observatório Naval em Washington (EUA). 

A órbita da lua em torno da Terra não é uma circunferência com a Terra no centro. Na verdade, tem uma forma ovalada que se chama elipse. Nesse caso, a Terra ocupa um dos focos dessa elipse e, como a distância entre a Terra e a lua não é constante, há momentos em que os dois astros estão mais próximos ou mais distantes um do outro. Isso também acontece com todos os planetas do Sistema Solar e o sol. Quando a lua está no seu ponto de máxima aproximação, dizemos que ela está no perigeu.

Nenhum comentário: